Blog do Prisco
Notícias - Lateral

APROVADO PROJETO DE TEBALDI QUE PREVÊ USO DA ENERGIA SOLAR EM PRÉDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O projeto de lei 7442 de 2014, de autoria do deputado federal Marco Tebaldi, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A matéria de Tebaldi prevê a obrigatoriedade, através de licitação, da instalação de equipamentos fotovoltaicos, que captam e armazenam a energia solar, em edificações pertencentes à administração pública. As instituições públicas terão 10 anos para se adequar às exigências da proposta.

Para o Brasil voltar a crescer com forte ímpeto, precisará diversificar suas fontes de energia. Isso significa seguir as tendências mundiais que miram seus investimentos em fontes renováveis de energia, sem impactos ambientais. A energia solar tem sido usada como alternativa em diversos países, tendo como principais defensores a China, Alemanha, Japão e Itália, que investem em políticas de governo para incentivar essa modalidade de energia. A Alemanha, por exemplo, utiliza o sistema fotovoltaico em fazendas solares e prédios, o que representa quase 20% da sua matriz energética total.

Na justificativa do projeto, Tebaldi indica que o Brasil dispõe de uma grande extensão territorial, sujeito a elevado nível de insolação e com pouca nebulosidade na maior parte do tempo, o que torna o nosso país uma das melhores locações para geração de energia elétrica por fonte solar. “Trata-se de um grande desperdício. O Brasil é um país naturalmente privilegiado e deve assumir a liderança mundial na geração de energia limpa e renovável. E o primeiro passo deve ser dado pelo governo e sua estrutura”, comentou Tebaldi.

O projeto segue para análise na Comissão de Minas e Energia.

Posts relacionados

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação

Jorginho Mello defende debate técnico e aprofundado para endurecer legislação contra o crime organizado

Redação