Blog do Prisco
Manchete

Aproximação com a população vira realidade na Câmara de Vereadores de São José

Com uma série de medidas focadas em novas tecnologia, corte de privilégios e planejamento, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Michel Schlemper (MDB), quer a população mais próxima do Legislativo. Contribuindo não apenas com a construção das leis e do processo democrático, mas ajudando a fiscalizar e mostrar que bale a pena fazer política com seriedade.
Entre os projetos que estão sendo colocados em prática, um deles é a volta da TV Câmara, que já retomou a produção de conteúdo com veiculação pelas redes sociais e em breve estará disponível em canal digital aberto para toda a sociedade. Inclusive é interesse do presidente abrir parte da grade de programação da nova emissora para que as câmaras de Biguaçu, Palhoça e Florianópolis também possam veicular seus conteúdos. “O objetivo da reativação da TV Câmara é divulgar, dar transparência e é manter a proximidade com o cidadão”, explica. “Ela deve prestar contas e aumentar o alcance das atividades legislativas no município, estimulando a participação direta da população na elaboração de Leis. Ela será um importante canal para diversificar as formas de interação e de diálogo com o povo josefense”, continua.
No começo do ano também entrou em operação o novo site da Câmara de São José, que permite não apenas o acesso às informações sobre leis e projetos, mas também a participação popular, em tempo real, nas sessões, pelo sistema E-Democracia. “O site dá voz ao cidadão, permitindo também coletar informações por meio de enquetes e pesquisas, tudo isso com agilidade e transparência. Por meio do novo site, vamos prestar contas à população, que terá disponível todas as informações da Casa, com amplo acesso”, explica o presidente
Ainda no final do ano passado foi ativado o novo sistema do Parlamento Digital, que permite não apenas a tramitação online de projetos, propostas, emendas, mas de todo e qualquer outro tipo de documento legislativo, bem como a sua votação e assinatura digital. Um novo aplicativo permitirá inclusive a interação com o cidadão, possibilitando o encaminhamento de indicações e o acompanhamento de propostas legislativas. “Inovação na administração pública deve ser sinônimo de economia. Com o conjunto de tecnologias que implantamos, o vereador pode inclusive ilustrar com fotos e vídeos o tema abordado. Com o uso de certificado digital, a Câmara tornará seus processos mais rápidos, menos burocráticos e mais econômicos”, comemora o presidente.
Daqui para frente o resultado esperado, conforme Michel, é uma maior transparência das ações legislativas, com dados disponíveis online, redução do uso do papel e a possibilidade ampla de acompanhamento de todos os passos de cada um dos vereadores. “Só teremos êxito se nos aproximarmos da sociedade e para isso é fundamental uma agenda de compromissos e ações integradas. Promover debates e encontros, estimular a participação popular em atividades da Casa, divulgar de forma ampla e clara o andamento dos processos legislativos, tornando compreensível para as pessoas o que são as leis e como elas impactam em suas vidas”, finaliza Schlemper.

Posts relacionados

LDO: Projeto vai tratar da devolução de sobras dos poderes

Redação

Justiça mandar soltar Temer e mais cinco

Redação

Deputados alertam governo sobre situação crítica de rodovias estaduais

Redação