Blog do Prisco
Manchete

Araújo Gomes tem agenda de candidato em Brasília

Comandante-Geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, foi a Brasília nesta quarta-feira. Na Capital Federal, participou, ao lado do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e demais autoridades civis e militares, do lançamento da Operação Tirandentes III-Adsumus, que ocorre simultaneamente em todo país.

O catarinense também é o coordenador do Colegiado Superior de Segurança do estado e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpo de Bombeiros. Está no auge de sua atuação como militar.

Atentos observadores da cena política Barriga-Verde, ao verem Araújo Gomes totalmente a caráter, com colete de segurança, armado, ao lado de Moro, enxergaram ali uma agenda de candidato.

Evento que também serviu para a captação de imagens de campanha eleitoral. O governador Moisés da Silva, que é coronel aposentado dos Bombeiros, tem incentivado o Policial Militar a disputar a prefeitura de Florianópolis pelo PSL no ano que vem.

Até antes do feriado, os bastidores indicavam que Araújo estava reticente. Parece que o cenário mudou e sua agenda e postura sugerem que pode ter abraçado o projeto de concorrer à sucessão de Gean Loureiro.

Epicentro

Durante as ações, Araújo Gomes, na condição de presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG),  acompanhou, em tempo real, a operação diretamente da central do CNCG, em Brasília. Ou seja, encontrou-se  no epicentro da operação e também das atenções.

Dimensão global

Em 2018, a Operação Tiradentes II alcançou números bastante relevantes e foi considerada a maior operação policial realizada no mundo, segundo apontamento da FIEP, associação que engloba as principais polícias (gendarmeries) da Europa e do Mediterrâneo, com matéria publicada em seu site oficial.