Blog do Prisco
Notícias Últimas

ArcelorMittal realiza primeira venda de aço com emissão reduzida de carbono no segmento de Planos

Em um importante passo rumo à neutralização de carbono, a ArcelorMittal realizou a primeira venda de aço com emissão reduzida de COno segmento de Planos. O produto leva a certificação XCarb© de aço verde, o programa da empresa que engloba a produção com baixas emissões de carbono.

Foram duas negociações que envolveram as unidades de Tubarão, no Espírito Santo, e Vega, em Santa Catarina. O aço produzido pela unidade de Tubarão foi adquirido pela empresa de armazenagem Águia Sistemas, do Paraná, e possui uma intensidade de emissões de carbono 78% menor que o aço produzido por meio convencional.

Já o produto da unidade de Vega foi negociado com a empresa de construção e projetos residenciais Espaço Smart, também do Paraná. Este aço tem uma emissão de carbono 75% menor que o convencional.

Para formalizar o negócio, a ArcelorMittal entregou o certificado às empresas compradoras em cerimônias realizadas dia 23/01 na cidade de Ponta Grossa (PR). “Temos uma meta global no grupo ArcelorMittal de alcançar a neutralidade de carbono em nossos processos até 2050. Para chegar lá, já estamos adotando uma série de medidas, como o programa XCarb©. Quando uma empresa adquire um produto com essa certificação ela também está se juntando a nós nesse compromisso de um futuro mais sustentável”, diz o vice-presidente Comercial da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Eduardo Zanotti.

Sobre o XCarb©

O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das iniciativas do programa é o certificado de aço verde.

Estes certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na economia de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo.

Ao comprar um produto com este certificado, a economia de carbono alcançada pela ArcelorMittal no processo também é transferida à empresa compradora.