Blog do Prisco
Manchete

Articulações a mil em SC

O mundo político chegou praticamente à metade do caminho da janela partidária, considerando-se as eleições municipais deste ano.
Até aqui, não há registro de uma grande filiação capaz de balançar o cenário político-partidário-eleitoral de 2024. E com reflexos também se olharmos para 2026.
A janela se fechará no dia 6 de abril. Evidentemente, as principais mudanças de partido ou mesmo novas filiações vão ocorrer na undécima hora.
Pelas informações de bastidores que começam a ganhar mais força, existe a possibilidade concreta de algumas mudanças consideráveis. E com potencial de sacudir a disputa. Especialmente nos principais municípios catarinenses.
Pelo menos dois prefeitos ainda avaliam, de forma reservada, a possibilidade de mudança de partido dentro dos projetos de reeleição. Estamos falando de alcaides que pilotam cidades entre os 15 maiores colégios eleitorais do estado.

Nitroglicerina pura

Considerando-se a delicadeza dessas mudanças em perspectiva, a importância das cidades, os nomes de peso na política catarinense envolvidos nas articulações, o desfecho poderá dar uma bagunçada na disputa municipal deste ano. Além de provocar desdobramentos efetivos com vistas ao processo sucessório estadual.

Água rolando

Se efetivamente algo mais agudo nesse sentido de trocas ou filiações vai ocorrer, não se sabe. Agora as conversações estão em curso. Já há partidos preocupados ante a chance de reversão no quadro atual dos projetos eleitorais. Estão tentando, manobrando justamente de modo que essa movimentação seja abortada.

Presença

Até o dia 6 de abril poderemos ter novidades que talvez venham até se concretizar com a vinda ao estado de figuras proeminentes da política nacional.

Caminho

Ou mesmo o deslocamento de lideranças estaduais para o eixo Brasília-São Paulo-Rio de Janeiro. O momento é de muita expectativa. Se, por um lado, algumas lideranças partidárias estão entusiasmadas com as notícias que poderão se concretizar, outras estão sobressaltadas porque o quadro pode sofrer alteração considerável em relação aos dois próximos pleitos eleitorais.