Blog do Prisco
Manchete

As mensagens do presidente da Alesc no Oeste

Foi extensa e prestigiada a agenda do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, no Oeste de Santa Catarina. Na sexta e sábado, ele recebeu homenagem (durante evento das Apaes), praticou significativo gesto político, visitando a Câmara de Vereadores e participando de sessão ordinária do legislativo municipal; e  fez inúmeros contatos, além de atender a imprensa.

A cada passo ou entrevista, uma sinalização. Ou um recado. O comandante da Alesc foi enfático, por exemplo, ao afirmar que as decisões colegiadas dos legislativos são muito melhores do que as canetadas monocráticas do Executivo “porque são modificadas, melhoradas e sempre com a audiência da população.”

Nesta segunda-feira, Moisés da Silva vai até o Palácio Barriga-Verde, sede do Parlamento estadual. Entregará pessoalmente o pacote de sua reforma administrativa a Júlio Garcia. A mensagem do chefe do Legislativo foi clara. Certamente haverá mudanças propostas pela Alesc ao projeto que é a menina dos olhos do governador. Será necessário muito diálogo, capacidade de ceder e de buscar o consenso.

Liderança

De volta ao mundo político-eletivo no pleito do ano passado e ungido presidente da Alesc pela terceira vez, Júlio Garcia transformou-se no grande líder do PSD catarinense. Parte da força do partido vinha justamente do Oeste, mas agora Gelson Merisio está de saída da legenda e João Rodrigues encolheu depois da prisão e do resultado das eleições. (Os dois têm base na região de Chapecó) e o serrano Raimundo Colombo ficou apenas em quarto lugar na disputa ao Senado.

Ocupando espaços

Na condição de grande líder do PSD catarinense, Garcia vai ocupando espaços. Na agenda oestina e no vácuo deixado por Merisio e Rodrigues, ele deu declarações e fez contatos com vistas ao pleito municipal de 2020, que é logo ali. O ex-prefeito de Chapecó, José Caramori, acompanhou parte dos compromissos de Júlio Garcia. Sinaliza permanência no PSD e ensaia uma volta ao cenário no ano que vem.

Musculatura

Para além das costuras visando o pleito de 2020, Júlio Garcia também atuou como presidente de poder estadual. Enalteceu a atuação da bancada do Oeste na Assembleia e assegurou que, como dirigente do Legislativo, dará todo o apoio às demandas regionais, notadamente no setor de infraestrutura.

Contraponto

A Empresa Say Müller Serviços, responsável pela coleta de lixo em Ituporanga, manifestou-se acerca da CPI instalada na Câmara municipal para investigar a execução do contrato entre a companhia e a prefeitura. “Tendo tomado conhecimento da CPI através da imprensa local, por iniciativa própria, acompanhou os trabalhos realizados na Câmara de Vereadores de Ituporanga na sexta feira, 08 de março, com o objetivo de contribuir para a apuração dos fatos, apesar da empresa não ter sido notificada da instalação da CPI, que a cita.”

Contraponto 2

Segue trecho da nota da empresa. “Na sexta feira foram obtidas as cópias do teor da denúncia, e foi constatado que não há nada concreto no requerimento de instauração da CPI, nenhum documento probatório e que as denúncias do ex-Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ituporanga são completamente infundadas.”

 

Posts relacionados

Pressão por solução para o Morro dos Cavalos a partir das Câmaras de Vereadores

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Alesc tem semana de esforço concentrado para aprovação de projetos do governo

Redação