Blog do Prisco
Manchete

Assinado acordo de cooperação entre Assembleia Legislativa e Parlamento Regional de Reggio Calabria

Uma cooperação focada no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional. Esse é o conteúdo do termo de cooperação firmado entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria.

O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (12) na sede do Conselho Regional (equivalente à Alesc), e contou com a presença dos presidentes do parlamento da província da Calabria, Filippo Mancuso, e do Parlamento Catarinense, deputado Mauro De Nadal, e os deputados Dr. Vicente Caropreso, Delegado Egídio Ferrari e Rodrigo Minotto.

Como explica o presidente da Alesc, o acordo prevê benefícios econômicos, sociais, acadêmicos, científicos, turismo e tecnológicos, por exemplo. O acordo respeita as legislações italiana e brasileira.

“É um momento histórico para Santa Catarina e para a Calabria, um momento que significa oportunidades de desenvolvimento em várias áreas, assim como aproximação de dois povos”, diz De Nadal.

Da E para a D: Caropreso, Minotto, Nadal, Mancuso e Ferrari (D) – fotos>divulgação

Da mesma maneira pensa o deputado Minotto: “essa assinatura significa o estreitamento das duas casas legislativas, buscando benefícios importantes para os catarinenses, em áreas como educação, desenvolvimento, turismo e cultura”, destaca.

O deputado Ferrari destaca a troca de conhecimentos que o acordo vai permitir: “vamos levar muitas informações e experiências para o nosso estado. É um momento histórico que nos faz celebrar”, afirma.

Já o deputado Caropreso, que preside a Frente Parlamentar Brasil-Itália, destaca que o termo é fruto de muita conversa e trabalho: “agora, nos cabe convidar o Conselho Regional da Calabria para que nos visite e, assim, estreitamos cada vez mais os laços entre os dois estados”.

O acordo de cooperação tem a validade de quatro anos a partir do momento da assinatura, mas pode ser rescindido se alguma das partes assim entender.

Mais sobre a missão à itália

A parceria entre as duas casas legislativas foi o último compromisso do grupo de deputados estaduais na Itália. Além disso, vários foram os encontros dos quais os parlamentares participaram em solo italiano, como:

Consulado Italiano em SC: foi o primeiro grande tema tratado pelo grupo junto ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma. Na ocasião, o vice-ministro, Giorgio Silli, deu sinal positivo para que uma representação consular italiana seja instalada em Florianópolis em 2024;

Acordos comerciais: junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;

Acordos educacionais: da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calabria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras – ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.

Posts relacionados

Alesc homenageia os 50 anos da Fecoagro em sessão proposta pelo deputado Antídio Lunelli

Redação

Com auditório lotado, Fabio Botelho se filia ao Podemos em evento na Alesc

Redação

Alesc encerra ciclo de seminários “Legislativo em Ação”

Redação