Blog do Prisco
Manchete

Associação Empresarial de Joinville recebe prêmio nacional

A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) recebeu honraria nacional pela atuação no desenvolvimento do município, apoio ao associativismo e empreendedorismo. O prêmio “Desenvolvimento Local” foi entregue pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) durante o 11º World Chambers Congress, Congresso Internacional de Associações Empresariais, nesta quarta-feira, 12, no Rio de Janeiro. A CACB reúne 2,3 mil associações no país.

Andreia Effting, presidente do Conselho dos Núcleos, foi escolhida pela diretoria da ACIJ para receber a premiação em nome da entidade. “É gratificante ter sido agraciada com esse destaque nacional porque estamos entre as três melhores do país. É o reconhecimento de todo trabalho de associados, núcleos, diretores e equipe de colaboradores, isso nos motiva a continuar no associativismo”, destacou. Durante o agradecimento, Andreia falou a integração entre núcleos, o apoio aos
1815 associados e, ponderou do posicionamento acerca das demandas da cidade junto os poderes.

Além da ACIJ, outras duas entidades do sistema CACB foram reconhecidas:
as associações comerciais de Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP). “Temos um trabalho diferenciado com o desenvolvimento de capacitações e eventos de atualização realizados pelo Programa Empreender, com as consultorias de núcleos. E é por meio dos núcleos que nos relacionamos com a comunidade associada e conseguimos ter acesso a informações e necessidades das empresas de diversos segmentos”, celebra o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) se destacou com o Observatório Social, um movimento para melhorar a aplicação dos recursos financeiros do governo local, por meio de acompanhamento dos processos de compras e gestão de estoques. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) mantém um departamento para acompanhar toda a ação dos poderes executivo e legislativo, funciona como um observatório municipal pelo qual é possível contribuir com a formulação de políticas vinculadas ás áreas comerciais e industriais, como alvará para empresas e análise de impostos municipais.

Programa Empreender

É um modelo alemão trazido para Santa Catarina, em 1991, por José Henrique Carneiro de Loyola, então presidente da ACIJ. As cidades de Joinville, Brusque e Blumenau foram as primeiras a desenvolver o trabalho colaborativo de empresas por meio dos núcleos setoriais. Neles os empresários discutem problemas e buscam soluções com apoio de um profissional vinculado a entidade empresarial. Na ACIJ, atualmente são quatro consultores responsáveis pelo atendimento aos 23 núcleos. A consultoria da ACIJ é destaque em Santa Catarina, estado referência no país na operação do Programa Empreender.

Fotos: Divulgação/CACB

Na foto: Natanael Mirando dos Anjos  (Facesp); Luiz Carlos Neves (Facisc) Jonny Zulauf (Facisc) Andreia Effting (Acij) Jésus Sebastião Mendes Costa (Facerj) George Pinheiro (presidente da CACB) Marco Tadeu Barbosa (Faciap) Eduardo Vieira (Câmara de Arbitragem Empresarial da CACB)