Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Até o movimento social pode se transformar em turismo

Além de resultar no planejamento estratégico de gestão das 12 regiões turísticas em que é dividido o estado de Santa Catarina, o 1º Workshop de Planejamento das Instâncias de Governança Regionais, encerrado neste final de semana, na Univali, em Balneário Camboriú, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) também serviu para mostrar que a diversificação do turismo avança e o setor é terreno fértil para novas e criativas iniciativas.

É o caso do projeto do “Caminhos da Conquista”, realizado pela prefeitura de Abelardo Luz, na região Oeste, em parceria com o Sebrae, lançado Há um ano e que vem chamando a atenção pelo crescimento da visitação e servindo até como referencia nacional. A Rota Turística trabalha com pequenos agricultores e tem como diferencial a oferta de um turismo que vai além da visitação. Envolve 12 famílias e foi construída somente em propriedades de assentados contando a história do Movimento Sem Terra (MST) em Abelardo Luz resgatando e, em alguns momentos, até reconstituindo a história do Movimento, servindo também em um roteiro histórico e cultural.

Pavan avalia que o turismo regionalizado é fonte inesgotável de geração e emprego e renda,
Pavan avalia que o turismo regionalizado é fonte inesgotável de geração e emprego e renda

Na avaliação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, a realização do evento inédito na gestão pública estadual foi importante para comprovar que o turismo regionalizado é fonte inesgotável de geração e emprego e renda, desde que se invista cada vez mais na profissionalização do setor. “Este projeto comprova que até movimento social pode resultar em turismo. Mas se queremos um estado preparado para o turismo, temos que capacitar toda a cadeia produtiva, passando pelos setores públicos e privado e envolvendo principalmente os municípios e seus habitantes no processo” enfatiza.

FOTO – Secretário Leonel Pavan no encontro interno do SOL: profissionalização e capacitação do turismo regional. (Divulgação).

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Contagem regressiva para a 38ª Fenarreco começa com festa na praça Barão de Schneeburg

Redação