Blog do Prisco
Notícias Últimas

Audiência pública debate consequências da Covid na saúde dos trabalhadores

Nesta quarta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Comissão de Saúde realizou audiência pública para debater as consequências da Covid-19 na saúde dos trabalhadores no país, assim como a compra de vacinas e quebra de patentes. 

O deputado Neodi Saretta, que é presidente da Comissão de Saúde, se solidarizou com as famílias dos trabalhadores que perderam a vida em função da Covid-19. Ele lamentou que o número de óbitos no Brasil esteja chegando aos 400 mil e em Santa Catarina já ultrapassou a marca de 13 mil mortes provocadas pela doença .

“Solidarizo-me com todos os trabalhadores que adoeceram e também aos familiares dos que perderam a vida devido a pandemia. A vida de todos foi alterada e ninguém foi preparado para esse momento, principalmente os trabalhadores da linha de frente da pandemia, como os profissionais de saúde e os trabalhadores das áreas essenciais que precisam encarar o medo e as incertezas para o bem dos outros”, disse.

Saretta reiterou a necessidade de mais vacinas, assim como a quebra de patentes. Ele lembrou que em 2007 o Brasil quebrou a patente de um medicamento utilizado no tratamento da AIDS. “Se as patentes forem quebradas, empresas de todo o mundo poderiam rapidamente reequipar sua capacidade de fabricação para produzir as vacinas se tiverem ajuda tecnológica dos países desenvolvidos”.