Blog do Prisco
Notícias

Audiência Pública mostrou detalhes da ampliação da barragem em Zimbros

Foram esclarecidos os detalhes e a importância da obra

A Prefeitura de Bombinhas e a concessionária Águas de Bombinhas realizaram, na noite do dia 17 de novembro, uma audiência pública para esclarecer a comunidade sobre os detalhes da obra de ampliação da barragem da Estação de Tratamento de Água no bairro de Zimbros. A administração pública e os técnicos da empresa estão projetando e investindo em soluções para resolver definitivamente os problemas de abastecimento da cidade.

Durante a audiência a empresa apresentou o projeto e as compensações ao meio ambiente que serão tomadas na obra que é fundamental para garantir a distribuição de água em bairros como Morrinhos, Canto Grande, Mariscal, Sertãozinho e Zimbros. A ETA tem capacidade de tratar e distribuir até 40 litros de água por segundo. Em números, isso significa 3,5 milhões de litros de água por dia – o equivalente ao abastecimento de seis mil pessoas. Porém, devido à capacidade da barragem, que atualmente consegue comportar menos de mil metros cúbicos de água, esse número dificilmente é alcançado.

ETA Zimbros

A audiência, que foi uma recomendação do Ministério Público, contou com a presença de autoridades municipais, do procurador federal Darlan Dias, do presidente da Famab e dos representantes da Águas de Bombinhas. O projeto está pronto e devidamente licenciado, porém, a obra está temporariamente paralisada por recomendação do Ministério Público – que recebeu algumas dúvidas de ONGs sobre o projeto. Apesar da realização da audiência pública, nenhuma das ONGs estava presente durante o encontro. O prazo de conclusão da obra é de até 60 dias, assim que for retomada.