Blog do Prisco
Notícias Últimas

Audiência pública na Alesc vai debater questões voltadas aos segurados do INSS 

Através de solicitação do deputado Neodi Saretta, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater questões referentes à falta de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que vem causando problemas com os segurados. A audiência virtual será nesta quarta-feira (04), às 9h15, com a participação de parlamentares, representantes do INSS, entidades e da sociedade catarinense.

Segundo Saretta, que também é presidente da comissão de Saúde, os segurados vêm enfrentando problemas com a falta de servidores, o que tem dificultado o agendamento de perícias ou atendimento presencial. “As pessoas que precisam de auxílio saúde, doença, acidente de trabalho, ou mesmo dar entrada na sua aposentadoria não estão conseguindo acesso, pois o INSS está com pouquíssimos servidores que não dão conta do trabalho”.

Saretta enfatizou que, na medida em que o atendimento passou a ser exclusivamente digital, excluiu pessoas que não têm acesso a computadores, internet e a smartphones, afetando especialmente a população de mais baixa renda, que mais necessita do serviço presencial. “Muitos têm o seu celular, mas é um aparelho pequeno e não conseguem digitalizar os seus documentos. Outros têm que recorrer a escritórios e pagar para, às vezes, somente cadastrar uma senha.”

O parlamentar ressaltou que o atendimento digital é uma realidade e que o futuro passa por aí, mas tem que ser implantado gradativamente, pois é um processo que vai acontecer ao longo do tempo.

A audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal do youtube/assembleiasc a partir das 9h15.

CONCURSO PÚBLICO – Saretta é autor de uma proposta encaminhada ao secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia pedindo a realização de concurso público para a contratação de pessoal para atender as demandas das agências do INSS em Santa Catarina.