Blog do Prisco
Destaques Vídeos

Aumento da alíquota de previdência e novo plano do Magistério na Alesc

O secretário de Educação, Eduardo Deschamps vai conceder uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 19, às 15h. Além de detalhar o novo Plano de Carreira do Magistério, Deschamps também anunciará (veja vídeo) que a matéria vai ainda hoje para o Parlamento, contrariando vários prognósticos publicados nas últimas horas. ATUALIZAÇÃO DAS 14H10MIN – Deschamps, sem melhores explicações, cancelou a coletiva de imprensa. Mesmo assim, o projeto pode ir ainda hoje para a Alesc. 

ATUALIZAÇÃO DAS 14H40MIN – O governador Raimundo Colombo, o secretário Deschamps, o presidente da Alesc, Gelson Merísio, o secretário Antônio Gavazzoni  (Fazenda) e o secretário Nelson Serpa (Casa Civil) estão reunidos desde o começo da tarde, no gabinete do governador tratando destas duas pautas. A ideia é mandar os dois projetos  conjuntamente para o Legislativo. 

ATUALIZAÇÃO DAS 14H55MIN – A coletiva do secretário Eduardo Deschamps foi remarcada para esta sexta-feira, dia 20, a partir das 9h, na sede da Secretaria, Centro de Florianópolis.

ATUALIZAÇÃO DAS 15H43MIN – O governador Raimundo Colombo está entrando em contato com os chefes dos demais poderes (com Gelson Merísio, da Alesc, ele já conversou à exaustão sobre o tema) – TJ, MPSC, TCE, Udesc, etc – para avisá-los de que está encaminhado à Assembleia o projeto que aumenta a alíquota de contribuição dos servidores que já estão na ativa e não apenas para os que vão se incorporar à máquina estadual. A iniciativa do governador não é apenas proforma. Os salários nos demais poderes são maiores do que no Executivo. Consequentemente, os descontos também serão mais generosos. O governo já sabe que vai enfrentar uma forte reação dos sindicatos de servidores. 

Fonte fidedigna do governo também confirmou ao blog que está pronto para ir à Alesc, envio que deve acontecer nas próximas horas, projeto de lei que aumenta a alíquota de contribuição dos servidores públicos estaduais ao Iprev. A ideia do governo é elevar o patamar dos atuais 11% para 14%, mantendo-se os 22% recolhidos pelo Executivo. E a pretensão do Centro Administrativo é alcançar também servidores que já estão na ativa e não apenas os novos que ingressem no funcionalismo público estadual a partir da sanção da nova lei.

Não restam dúvidas de que o governo está animado depois das vitórias importantes que conquistou terça-feira e vai aproveitar o bom momento para promover outras mudanças que considera fundamentais. Somente este ano, o rombo na Previdência estadual é de R3 bilhões, uma conta muito alta e que é paga por todos os catarinenses.