Blog do Prisco
Destaques

Aumento na idade máxima para ingresso na PMSC

Santa Catarina possui uma das maiores taxas de longevidade do país, com mais de 78 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um Projeto de Lei, de autoria do deputado Natalino Lázare (foto) (PR), busca aumentar em cinco anos a idade máxima pra ingressar nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina.

Atualmente a idade máxima estabelecida nos termos do inciso VII di art. 2o da Lei Complementar no 587, de 14 de janeiro de 2013, é de 30 (trinta) anos incompletos até o último dia de inscrição no concurso público.

Natalino PMSC

Para Lázare, elevar para 35 anos é plenamente justificável até porque para concorrer à ocupação de outros cargos que exigem aptidão física, como ocorre no âmbito da Polícia Civil, não há exigência do requisito de idade máxima para ingresso nas carreiras.

Desde a vigência da Lei Complementar estadual no 454, de 5 agosto de 2009, que institui critérios de valorização profissional para os militares estaduais e estabelece outras providencias, passou-se a exigir que o cidadão também tenha formação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou por órgão oficial com competência delegada.

“Muitas vezes essa graduação é alcançada pelo cidadão somente depois dos 30 anos. Portanto, essa mudança pode contribuir para que mais pessoas se interessem em ingressar nessa valorosa carreira, fortalecendo ainda mais o serviço essencial prestado pela Polícia Militar, no âmbito da segurança pública”, ressalta o deputado.

O Projeto de Lei, que foi apresentado em Plenário e publicado no Diário Oficial da Assembleia no último dia 3, segue para a Comissão de Constituição e Justiça para que a matéria seja analisada.