Blog do Prisco
Notícias

Avaliação permanente das escolas da rede pública estadual de SC agora será lei

Os deputados estaduais derrubaram na sessão desta terça-feira (25) o veto do governador ao Projeto de Lei 038/13, que dispõe de avaliação periódica das estruturas físicas das escolas da Rede Pública Estadual de ensino. A proposta de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT) será transformada em lei

De acordo com a Ana Paula, vários deputados já usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de SC mostrando exemplos de escolas em péssimas condições no interior do Estado,  o que dificulta o trabalho dos professores e prejudica o ensino dos alunos.

O governo tem maioria "folgada" na Alesc, mas vários vetos estão sendo derrubados
O governo tem maioria “folgada” na Alesc, mas vários vetos estão sendo derrubados

O projeto prevê que todas as estruturas físicas das escolas da rede pública estadual sejam avaliadas mediante vistoria realizada a cada dois anos. O objetivo é avaliar e elaborar as diretrizes de padrões de infraestrutura que possam garantir a segurança e melhoria das estruturas dos prédios escolares.

“É lamentável a situação das escolas estaduais. Nosso projeto visa corrigir isso e prevê que se faça avaliação periódica. Ele não gera nenhuma despesa, nenhum gasto para o governo, pois o Estado já possui essa estrutura formada nas a Agências de Desenvolvimento Reginal (ADRs), e é essa estrutura que precisa trabalhar e fiscalizar, precisa olhar essas escolas e quais são os problemas,” comenta.

Ainda segundo Ana Paula, o projeto não cria nenhuma política nova, quer apenas a garantia de estabelecimentos de ensino condizentes com os professores, alunos e pais. “Essa fiscalização tem que ser de forma sistemática e que possa contribuir para o patrimônio público do estado, pois, infelizmente, o que temos visto é a depredação das escolas”, lamentou.

Durante a votação do projeto, vários parlamentares manifestaram apoio à derrubada do veto e falaram sobre a situação das escolas estaduais. Santa Catarina possui 1.080 escolas atendendo 524.160 alunos.