Blog do Prisco
Notícias Últimas

Avança no Parlamento PL, da deputada Paulinha, que cria a região metropolitana de Joinville, de Jaraguá do Sul e do Planalto Norte

Está a um passo de se concretizar a região metropolitana de Joinville, Jaraguá do Sul e do Planalto Norte.
Em reunião da Comissão de Finanças e Tributação, na manhã desta terça, dia 11, por unanimidade de votos, foi admitido o Projeto de Lei Complementar (PLC) 1/2021, de autoria da deputada Paulinha, que tem por meta a criação da Região Metropolitana de Joinville. Por iniciativa da própria autora, o texto recebeu uma emenda prevendo a criação de modelos semelhantes também para Jaraguá do Sul e o Planalto Norte.
Pela proposta, as três regiões serão formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras.
Integraria a região metropolitana de Joinville ainda os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul formem a área de expansão metropolitana.
Já a região metropolitana de Jaraguá do Sul, contaria ainda com os municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroder. Já para a região do Planalto Norte estão previstas as cidades de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra.

A matéria, que contou com a relatoria do deputado Silvio Dreveck (PP), segue em análise nas comissões de Assuntos Municipais; e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.