Blog do Prisco
Notícias

Avança projeto de linha férrea turística

Reunião definiu os próximos passos para instalação da linha férrea turística, que receberá a Tremtur. A obra que já tem recursos assegurados, deve iniciar após apresentação de alguns dados, exigidos pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU. O serviço será executado pelo Batalhão Ferroviário do Exército.
Para dar continuidade no processo e que seja realizada a obra em todo o percurso, a União precisa transferir a posse das áreas a serem desapropriadas. No entanto, os técnicos já conseguem viabilizar o início dos trabalhos, por trechos. Após decisão, ficou acordado que documentos serão levantados para apresentar as propriedades que estarão confrontadas com a que receberá os trilhos e uma nova rodada de reunião já está prevista para os próximos dias.
Milton Hobus - tremtur
A obra estimada em R$ 11, 7 milhões será ampliada para 16 quilômetros. Atualmente, já existem dois quilômetros, que estão instalados, em Apiúna. Denominada Ferrovia das Bromélias, a estrada de ferro totalmente voltada para o turismo, vai beneficiar o Projeto Tremtur. Os recursos são provenientes do Governo de Santa Catarina. O Governador Raimundo Colombo firmou o Convênio, em novembro do ano passado.
O deputado Milton Hobus tratou do assunto durante reunião com lideranças do Alto Vale do Itajaí, como o prefeito de Lontras, Marcionei Hillesheim, o vice-prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel, empresários de Rio do Sul, lideranças de Ibirama, técnicos da Amavi e da Secretaria de Patrimônio da União – SPU.