Blog do Prisco
Artigos

Badesc Cidades e o seu importante papel de indutor econômico

A atual conjuntura econômica do país expõe uma fragilidade da Constituição Federal, que desde 1988 determinou que os municípios ficassem responsáveis por inúmeros encargos, sem receber uma contrapartida financeira equivalente do Governo Federal. Muitas dessas atribuições, até então, eram de responsabilidade da União ou dos Estados. A diminuição da atividade econômica vivenciada nos últimos anos e a consequente queda de arrecadação em todos os níveis potencializa ainda mais a concentração tributária da federação brasileira.

Diante desse cenário e ciente da escassez de recursos no âmbito municipal, já que as prefeituras não têm margem para realizar investimentos além dos essenciais (saúde, educação e assistência social), o Governo do Estado tem buscado atender as necessidades dos municípios catarinenses com importantes programas, como é o caso do Badesc Cidades. Desde o início da gestão Raimundo Colombo, em 2011, foram aplicados R$ 772 milhões em 223 municípios catarinenses. Eles possibilitaram a compra de novos equipamentos, ruas pavimentadas e uma série de melhorias na infraestrutura urbana para a população.

Em momentos de retração econômica, uma obra pública gera inúmeros benefícios, além daquele facilmente percebido: a obra pronta e sendo usufruída pela população. A execução dos trabalhos gera empregos, requer a aquisição de matéria-prima e insumos e consequentemente fomenta um ciclo virtuoso para a economia local. São benefícios que, além de movimentar a economia, possibilitam o desenvolvimento social e econômico dos municípios.

A primeira operação de crédito financiada pelo Badesc Cidades ocorreu em 1976, quando Chapecó obteve recursos para implantação de um sistema de drenagem. A partir de então, os gestores municipais reconhecem o relevante papel do programa e da Agência de Fomento, que vem contribuindo para o progresso de todas as regiões catarinenses.

É com essa determinação que o Badesc busca atender o maior número possível de municípios catarinenses, sendo um instrumento de governo fundamental no enfrentamento da atual crise econômica.

José Claudio Caramori – Administrador de Empresas, Diretor Presidente do Badesc.

 

Caramori