Blog do Prisco
Notícias Últimas

Baixo índice de falhas confirma eficiência dos projetos de modernização da iluminação pública

Prefeituras que investiram na contratação de serviços especializados mantêm um percentual de lâmpadas apagadas inferior a 2%

Para os municípios que almejam se adequar ao conceito de cidades inteligentes, um sistema de iluminação pública eficiente é fundamental. A substituição das antigas lâmpadas de vapor de metal pelas luminárias de LED garante mais segurança à população, reduz o impacto sobre o meio ambiente e pode gerar uma redução no consumo de energia superior a 50%. Não é por acaso que em todo Brasil os investimentos em modernização são cada vez maiores.

Uma das formas utilizadas para medir o grau de eficiência na iluminação pública de uma cidade é o índice de lâmpadas apagadas. Em Santa Catarina, as prefeituras de Florianópolis, Joinville, São José, Blumenau, Indaial e São Francisco do Sul são exemplos de administrações que investiram em novos projetos e já desfrutam de bons resultados. Ao passo em que os trabalhos de modernização avançam nesses municípios – que juntos somam mais de 200 mil pontos de iluminação – o retorno de seus investimentos se traduz no ganho de eficiência dos sistemas.

O consórcio SQE Luz, – formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia – responsável pela modernização e gestão das redes nesses seis municípios, destaca que em sua área de atuação mantém todos os índices abaixo de 2%, em relação ao total de pontos de iluminação de cada cidade. Um resultado que reflete a alta capacidade de manutenção do sistema. Embora as lâmpadas de LED estraguem bem menos que as tradicionais, manter o parque de iluminação com poucas falhas envolve um plano de rondas permanentes, que visam antecipar a manutenção de equipamentos antes que gerem chamados. O uso de tecnologia inteligente para monitoramento remoto também faz parte do controle do sistema.

Outro bom exemplo vem de Palhoça, município da Grande Florianópolis. A QLuz, responsável pelos quase 27 mil pontos de iluminação espalhados por toda cidade, comemora um índice médio de falhas no período noturno de 0,40% em 2021. O índice é resultado de uma amostragem feita sobre 5% do total de pontos de luz do parque, embora o contrato exija apenas sobre 2,5%. A QLuz dobra o percentual de amostragem exigido para garantir a qualidade do serviço. Rondas frequentes e a manutenção preventiva também estão entre as principais ações da QLuz para sustentar a qualidade dos serviços prestados.

Manutenção planejada inclui interação com o público

Com o desafio de modernizar integralmente o parque de iluminação pública de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, em 2019 a concessionária IP Minas – constituída pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort – assumiu a gestão do sistema no município. Os 26.512 pontos luminosos identificados demandavam a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED. No entanto, mesmo com as lâmpadas modernas e de mais durabilidade, manter um percentual baixo de falhas no sistema passa obrigatoriamente pelo planejamento eficiente de manutenção.

Com o trabalho de modernização da rede, paralelo ao aprimoramento dos mecanismos de controle, monitoramento e manutenção, a concessionária reduziu o índice de falhas na iluminação, que era de 5,56% no mês de julho de 2020, para o percentual de 1,11% no mesmo período em 2021. Hoje as ocorrências de falhas são 100% atendidas dentro do prazo.

A exemplo das concessionárias SQE Luz e Qluz, o resultado obtido pela IP Minas é uma realidade alcançada pelo processo de monitoramento constante. Além do uso de tecnologia de telemonitoramento e cronograma de rondas frequentes, como já destacado, as três prestadoras de serviços mantêm canais eficientes de interação com a população, como call center, telefone, aplicativo para smartphone e site.