Blog do Prisco
Coluna do dia

Baixo nível

Lamentável o tom da campanha eleitoral de segundo turno em Florianópolis. De um lado, Gean Loureiro “acusando” a família Amin de estar há 52 anos no poder. Ninguém sabe exatamente de onde ele tirou o número – talvez tenha somado os anos em que o pai de Esperidião Amin foi vereador. De outro, Angela Amin “lembrando” que o oponente, quando estava na Floram, prometeu resolver a questão do esgoto no Rio do Brás, no Norte da Ilha.

E por aí vai. Baixaria e um desrespeito absoluto ao eleitorado politizado da Capital. O fato de estar no poder por meio século, mesmo que fosse verdade, não é argumento para desqualificar quem quer que seja, salvo em caso de ditadura. A questão do Rio do Brás, e de outros lugares espalhados pela Capital, é muito mais complexo do que a Floram possa alcançar sozinha. Depende de outros órgãos e também do Estado, representado pela Casan.

Ao fim e ao cabo, Gean e Angela apresentam um prato indigesto ao distinto público. Senhores e senhores, por favor, concentrem-se nas propostas para conquistar votos. Esse joguinho de desconstrução do adversário é repugnante.

 

Longevidade

Falar em tempo no poder é no mínimo controverso para Gean Loureiro. Ele foi vereador por cinco mandatos. Sempre foi base governista e ocupou secretárias importantes, notadamente na gestão de Dário Berger. Lá se vão pelo menos 25 anos!

 

Recado

Em Assembleia Geral da Federação Catarinense de Municípios, Fecam, os prefeitos presentes decidiram pela negociação com o governo do Estado para que o mesmo devolva os recursos do ICMS que foram encaminhados ao Fundosocial sem a devida partilha com os municípios. “Existem 200 milhões que são nossos, e se houve um erro, compete ao governador consertar. Não estamos pedindo nenhum favor, só queremos que nos devolvam aquilo que é nosso”, explicou a presidente da entidade e prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias.

 

In loco

Raimundo Colombo estará no canteiro de obras da Ponte Hercílio Luz nesta segunda-feira, a partir das 10h. O governador receberá engenheiros de 26 estados do país que vão conhecer os trabalhos de restauração da Hercílio Luz, obra sob a responsabilidade do grupo português Teixeira Duarte. O encontro será no canteiro de obras, no lado insular. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Garcia, e o desembargador do Tribunal de Justiça de SC, João Henrique Blasi, dois ex-deputados, participarão da visita.

 

Negócios

Delegação formada por 20 empresários catarinenses embarcou para um dos destinos mais cobiçados do mundo para os setores atacadista, varejista, têxtil, construção, tecnologia e serviço. A Missão Empresarial Panamá, liderada pela Fecomércio SC, com apoio do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina (Sindaesc), prevê até a próxima quinta-feira (20) um tour de negócios em um dos países mais prósperos da América Central.

 

Destino comercial

A combinação de custo atrativo, mix de produtos diversificados, localização geográfica estratégica e logística faz do destino um dos principais polos comercias do mundo.

 

Menos

A combinação para deixar que Renan Calheiros assuma a presidência na próxima viagem internacional de Michel Temer é piada. O senador tem mais de uma dúzia de processos no STF, inclusive no âmbito da Lava Jato.