Blog do Prisco
Artigos

Balanço de gestão

Assumimos a Secretaria da Pesca, Maricultura e Agricultura em 01 de outubro de 2015. Desde o início, nosso compromisso e nossas ações sempre foram voltadas diretamente para comunidade pesqueira de Florianópolis. Nesse curto espaço de tempo, importantes realizações administrativas e operacionais saíram do papel e viraram realidade em nossa cidade. A primeira delas foi a instalação da Secretaria em sua nova sede, um local mais amplo, melhor estruturado e de fácil acesso aos munícipes.

Entre nossas ações, destacamos ainda o recente trabalho efetuado pela Secretaria, que garantiu a liberação, junto a SPU (Secretaria do Patrimônio da União), da construção dos 11 ranchos de pescadores que foram incendiados criminalmente na comunidade do Saco dos Limões e dos 4 (quatro) ranchos localizados na comunidade de Santo Antônio; Apoiamos ainda, a compra de materiais para os pescadores que tiveram o rancho incendiado, tendo sido viabilizado através de convênio com a Federação Catarinense de Pescadores de Florianópolis.

No mesmo norte, em parceria com a Secretaria de Obras de Florianópolis, garantimos a construção da nova ponte de acesso à praia na comunidade do Campeche. Ponte que garante acesso ao rancho de pescadores do Sr. Miguel, figura ilustre da comunidade. Na mesma parceria, garantimos os reparos no trapiche da ilha das Campanhas, na comunidade da praia da Armação do Pântano do Sul.

Em parceria com a Federação Catarinense de Pescadores de Florianópolis, firmamos novo convênio que garantiu a continuidade do caminhão do peixe, projeto que atinge diversas regiões de nossa cidade.

Garantimos ainda, a renovação do convênio do DNA do Peixe, bem como, a estruturação do Selo de Inspeção Municipal (Plano SIM). Criamos no âmbito da Secretaria, o balcão de apoio aos pescadores, maricultores e agricultores de Florianópolis, trabalho direcionado à orientação, apoio e auxílio nos trâmites administrativos necessários para execução de suas atividades.

Da parceria com o IBAMA, nasceu o projeto “Presença no Mar”, que busca fiscalizar e coibir, junto com aquele órgão federal, a pesca predatória na ilha de Santa Catarina. Iniciamos ainda o cadastramento para emissão de notas fiscais para o produtor primário, onde a secretária da Pesca vai ao encontro dos produtores para cadastramento.

Diversas ações e projetos permanecem em tramitação perante a Secretaria, como exemplos, citamos o projeto de incentivo ao turismo local para os moradores residentes de Florianópolis, que atua diretamente na divulgação e conscientização da importância de se conhecer as belezas da nossa Ilha da Magia. Na mesma linha, está em fase de implantação o projeto que incentiva do consumo local de ostras, movimentando nossa economia, gerando riquezas não apenas financeiras dentro de Florianópolis, mas principalmente gastronômicas na mesa da nossa população.

Dentre as obras que estão em fase de liberação ou execução, destacamos a liberação para a construção dos ranchos de pescadores da comunidade de Jurerê e Costeira, a construção da rampa para auxilio do puxamento das embarcações na Ilha das Campanhas na praia da Armação do Pântano do Sul, a construção de um estaleiro municipal na comunidade da Barra da Lagoa e a construção de entreposto municipal nas comunidades do Ribeirão da ilha, Santo Antônio e Barra da Lagoa.

Somos sabedores de que ainda temos muito por fazer, mas encerramos nossa participação enquanto Secretário da Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, com a certeza de que demos o nosso melhor e realizamos algo em prol da comunidade de pescadores e população em geral.

Roberto Katumi Oda, vereador/Florianópolis

vero_katume