Blog do Prisco
Destaques

Balneário Camboriú sedia Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Principal encontro de tecnologia para Prefeituras também reconhece Prefeitos Inovadores do Estado

Balneário Camboriú sedia nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos da Univali, o 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro estadual para Prefeituras promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).

Prefeitos, gestores e servidores de 100 municípios estão inscritos para evento que visa facilitar o investimento em tecnologia nas administrações municipais. A abertura está marcarda para às 8h30. 

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), associações regionais de municípios, Univali e Prefeitura de Balneário Camboriú apoiam a iniciativa. “O objetivo é fornecer informações, conhecimentos que possam embasar as políticas públicas tão necessária nesse momento de transformação digital das cidades, acelerado em função da pandemia de covid19. Por isso a importância de facilitar o acesso à tecnologias capazes de impactar positivamente no desenvolvimento socioeconômico dos municípios”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho. “Seja cidade digital, conectada ou inteligente, o importante é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, completa ele.

Para o presidente da Fecam e prefeito de Orleans, Jorge Koch, as cidades inteligentes e sustentáveis geram economia, eficiência e transparência. “E tudo isso é potencializado quando se faz o uso inteligente da tecnologia nos serviços públicos, assim como recomenda a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Além das ações que cada município já realiza, a Fecam juntamente com as associações de municípios e consórcios tem trabalhado para que todo município catarinense seja inteligente e sustentável”, frisa Koch. “Cidades inteligentes e sustentáveis não são o futuro, é o presente, e muitos municípios já estão engajados fazendo a transformação digital, de acordo com sua capacidade e prioridade de adequação. Certamente o Congresso estadual de Cidades Digitais e Inteligentes fará com que voltemos a nossos municípios com mais ânimo e conhecimento”, avalia o presidente da Fecam.

No Congresso, diversas prefeituras do Estado, entre elas Balneário Camboriú, Brusque, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Palhoça e Pinhalzinho, apresentam como investem em governos digitais e mais eficientes. O evento também traz modelos implantados em outros estados como Londrina (PR), Santo Ângelo (RS), Campo Grande (MS) e São José dos Campos (SP),  primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, e como as cidades devem se preparar para a chegada do 5G com a participação do gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Fonseca.

Conforme o representante no Ministério das Comunicações, a nova tecnologia irá permitir uma série de aplicações e conexão entre múltiplos dispositivos e serviços públicos. “O 5G vai ser determinante para se ter sincronismo de aplicações em tempo real. O 5G sem dúvida é disruptivo”, avalia Fonseca.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Ao todo, 31 prefeitos foram selecionados para o reconhecimento. Confira a relação aqui.

Uma feira de soluções também acontece paralela às palestras, com tecnologias disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Abase, Altbit Locação de Tecnologia, Betha Sistemas, Dígitro, Evolution Tecnologia Funerária, Furukawa, Gove, HeadNet, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Softplan, Step, Topocart e VoxCity Tecnologia.

As inscrições para o 5.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes seguem abertas e são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades. A programação completa também está disponível pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

Apoiam o evento as Associações de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Região Serrana (Amures), Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Região de Laguna (Amurel), Alto Vale do Itajaí (Amavi), Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste), Oeste de Santa Catarina (Amosc), Vale do Itapocu  (Amvali), Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec), Vale Europeu (Amve), Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Região do Contestado (Amurc) e Entre Rios (Amerios).

Serviço:

5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

17 e 18 de novembro – Balneário Camboriú – SC

Local: Centro de Eventos da Univali Balneário Camboriú – Bloco 07 (5ª Avenida, 1100 – Bairro dos Municípios, Balneário Camboriú – SC)

Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de universidades/entidades:

https://www.sympla.com.br/rcd