Blog do Prisco
Destaques

Bancada de SC tenta manter subsídio a cooperativas

Em audiência da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral, com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, no fim da manhã desta terça-feira, dia 23, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), em nome do Fórum Parlamentar Catarinense, aproveitou a oportunidade, e entregou em mãos, um ofício que solicita o adiamento da redução do desconto na compra de energia pelas Cooperativas de Energia Elétrica.
“Considerando o grande impacto na conta dos consumidores atendidos pelas cooperativas, que atingirá, principalmente, as atividades rurais, é de vital importância que o Ministério das Minas e Energia, juntamente com ANEEL, possam discutir e interagir com os atores envolvidos, inclusive pelo atual momento econômico do Brasil”, justificou o coordenador do Fórum, senador Dalirio.

O governo federal, por meio de alteração na legislação, reconheceu a importância estratégica das cooperativas de energia elétrica para o desenvolvimento das regiões afetadas e para tanto, passou a conceder descontos na compra de energia às cooperativas.

Todo esse exitoso modelo de distribuição de energia elétrica, está em risco iminente de ser interrompido, pois a partir de 30 de setembro deste ano, haverá revisão tarifária no sistema, e segundo decretos federais, o desconto das cooperativas de energia elétrica passará a ser reduzido em 25% ao ano.

Participaram da audiência, o senador Paulo Pauer, que é o coordenador da Frente Parlamentar do Carvão, e os deputados Edinho Bez e Ronaldo Benedet.