Blog do Prisco
Manchete

Bancada do agro cobra governo Lula e pede anulação de questões do Enem 2023

O texto e as informações foram publicados no Site da Revista Oeste

“Grupo composto de 324 parlamentares criticou ‘cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico’ de perguntas do exame

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) cobrou explicações do governo Lula, nesta segunda-feira, 6, sobre questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 contra o agronegócio.
De acordo com a FPA, o Ministério da Educação, que aplica o teste, apresentou aos estudantes três perguntas “de cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico”. Dessa forma, pediu a anulação delas.

No enunciado de uma pergunta, a prova associou o agro a “chuvas de veneno”, em alusão aos defensivos agrícolas, e afirmou que o Cerrado está sendo “tomado” pela lógica desse setor da economia, o qual provocaria consequências ruins para a natureza.

“O Enem é um exame de avaliação do conhecimento”, constatou a FPA. “As perguntas são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permite que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista. Anulação já.”
Argumentos da FPA, sobre Enem 2023 no governo Lula

Em uma nota de repúdio à avaliação, a FPA fez acusações contra o exame e listou alguns argumentos em prol do agro:

1. Negacionismo científico contra um setor que, além de trazer a segurança alimentar ao Brasil e ao mundo, é massificação de mentiras. O setor agropecuário representa toda a diversidade da agriculta: pequenos, médios e grandes. Somos um só e não aceitaremos a divisão para estimular conflitos agrários;
2. É inacreditável o governo federal se utilizar de desinformação em prova aplicada para quase 4 milhões de alunos brasileiros que disputam uma vaga nas universidades do Brasil;
3. A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira;
4. Este é o único país do globo em que o seu próprio governo federal propaga desinformação sobre a principal atividade econômica e de produção de riqueza, renda e empregos. A serviço dos brasileiros? Vincular crimes à atividade legal é informação?
5. A ineficiência do Estado Brasileiro está exposta. A vinculação de crimes à atividade legais no Brasil é um critério de retórica política para encobrir a ausência do Estado no desenvolvimento de políticas públicas eficientes e de combate a ilegalidades. Não permitiremos que a desinformação seja propagada de forma criminosa entre nossa sociedade, como foi feito durante os anos anteriores do governo atual.”