Blog do Prisco
Destaques

Bancada do Oeste recebe secretária da Saúde para resposta definitiva sobre hospital regional

Superlotado, demora no atendimento, falta de profissionais da saúde e dívidas. Essa é a situação do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, que vem se agravando nos últimos meses pelas explosões nos casos de Covid-19 e dengue. O problema é prioridade da Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa, que convocou uma reunião com a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, para amanhã, às 8h30. Os parlamentares cobram uma decisão definitiva do Governo do Estado sobre a gestão do hospital.

O Hospital Regional do Oeste é administrado desde 1998 pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, uma instituição de direito privado. A administração pede mais recursos, enquanto o governo defende que os valores pagos já são suficientes.

A deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Bancada do Oeste, explica que o Estado teve mais de um ano para avaliar a situação e propor soluções. “Agora é preciso tomar uma atitude e dar respostas objetivas. As pessoas não podem mais ser penalizadas com demora no atendimento, na fila de cirurgia, com falta de médicos e superlotação. Por outro lado, há uma estrutura que pode ser melhor utilizada, melhor aproveitada”, destaca.

Sobre o hospital

O Hospital Regional do Oeste atende uma população de 1,3 milhão de habitantes de 130 municípios. É referência em alta complexidade para neurocirurgia, gestação de alto risco, captação e transplantes de órgãos. Recebe também casos urgências e emergências.

Bancada do Oeste

A Bancada do Oeste foi criada em 2019 com o  objetivo de fortalecer a atuação conjunta para as demandas da região. Hoje é a maior bancada regional da Alesc, composta por nove deputados de diferentes partidos.

Fazem parte os parlamentares Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Massocco (PL), Mauro de Nadal (MDB), Neodi Saretta (PT) e Padre Pedro (PT), além de Luciane Carminatti (PT), que assumiu a coordenação da bancada em fevereiro de 2024.

Posts relacionados

Governador em exercício repassa R$ 5 milhões para o Centro de Paradesporto de Chapecó

Redação

Governador em exercício e Bancada da Serra destinam R$ 5 milhões para Hospital de Bocaina do Sul

Redação

Jorginho, o governo, o partido e a eleição na Alesc

Redação