Blog do Prisco
Notícias

Bancada Sulista coloca Ferrovia Norte-Sul no páreo das concessões

Obra fundamental para impulsionar a economia da região Sul, a Ferrovia Norte-Sul está no páreo para ser incluída no programa de concessões do Governo Federal. Nessa terça-feira, dia 14, o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense e integrante da Bancada Sulista, deputado federal Mauro Mariani (PMDB), saiu otimista da reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (de branco na foto), cuja equipe já tem a versão final do relatório básico da obra e do traçado da ferrovia, que passará por 82 municípios de quatro estados.

BANCADA SULISTA FERROVIA NORTE-SULNo dia 17 de agosto será promovida uma reunião de apresentação do relatório final nos três estados, quando a Valec já pode receber manifestações de grupos empresariais interessados na concessão. “E aí temos a chance de grupos se interessarem pela obra, com a possibilidade da ferrovia sair do papel com investimentos privados, no estilo PPP. A obra seria imediatamente incluída no Programa de Investimentos em Logística. É a primeira vitória da Bancada Sulista”, ressaltou o deputado Mauro Mariani, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.

No dia 12 de agosto ocorre reunião na Câmara dos Deputados com as bancadas dos estados do Sul, às 13h, para apresentação do Relatório Final e discussão de proposições.

Além de Mariani (E), participaram da audiência o deputado Jerônimo Goergen (PP, segundo da E para a D), representando a bancada gaúcha, e o deputado Pedro Uczai (PT, D), que preside a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional. O senador Dário Berger (PMDB) e os deputados catarinenses Valdir Colatto (PMDB), Edinho Bez (PMDB) e Celso Maldaner também participaram do evento, além de parlamentares do RS e PR.

Foto: Chico Alves, divulgação