Blog do Prisco
Notícias Últimas

Banco da Família fecha parceira com Uniplac e amplia projeto despertar

Instituições unem esforços para fomentar melhora na vida de famílias carentes

Iniciativa do Banco da Família, o Projeto Despertar – O Seu Futuro é Agora começa em junho uma etapa de expansão por meio de uma parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Administração e Ciências Contábeis vão utilizar o Semáforo da Eliminação da Pobreza para apoiar e orientar famílias em estado de vulnerabilidade social para que melhorem de vida.

Os estudantes vão aplicar um questionário de 53 perguntas para conhecer a condição social de cada núcleo familiar, desenvolver um Plano de Ação e acompanhar os entrevistados, atuando como mentores. Tecnologia de inovação social, o método funciona por meio de um aplicativo criado pela Fundación Paraguaya e que está presente em 20 países, sendo aplicada por mais de 200 organizações. Trazido de modo pioneiro e exclusivo para o Brasil pelo Banco da Família, o Semáforo da Eliminação da Pobreza auxilia, desde março de 2020, cerca de 300 famílias em cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, área de atuação da instituição.

Ao responder as perguntas sobre renda e emprego, saúde e meio ambiente, habitação e infraestrutura, educação e cultura, organização e participação e saúde mental e motivação, as famílias se autoavaliam com respostas que são destacadas nas cores vermelho, amarelo e verde. A ideia do processo é que a mentoria auxilie os entrevistados a melhorarem o que estiver nos dois primeiros indicadores para chegar no terceiro, considerado como ideal. Ao final do período de acompanhamento, um novo questionário será realizado para que se possa medir a evolução familiar e o impacto social do Projeto Despertar.

Oportunidade 

A parceria com a Uniplac inicialmente vai abranger 40 novas famílias que serão acompanhadas pelos estudantes, mas a ideia é que o número aumente até novembro de 2021. “São duas organizações serranas que se unem em prol de um bem maior, que é atender a base da pirâmide social, formada por pessoas sem acesso à crédito”, explicou a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio.

Segundo o pró-reitor de Ensino da Uniplac, Alexandre Tripoli Venção, a ação é uma oportunidade para a universidade cumprir sua função de contribuir para o desenvolvimento da região. “Vamos ajudar quem mais precisa de apoio. Além disso, há um benefício para nossos alunos, que vão colocar em prática o que aprendem na teoria”, citou.

De acordo com a diretora administrativa do Banco da Família, Geórgia Schmidt, a parceria com a Uniplac amplia o potencial da iniciativa tanto em quantidade de famílias quanto em qualidade do atendimento. “Vamos contar com a atuação de estudantes e com o apoio direto dos professores, que são profissionais experientes. As habilidades desenvolvidas por eles no ambiente acadêmico são perfeitas para as questões abordadas pela ferramenta de avaliação, análise e medição de impacto do projeto”, avaliou.

Sobre o Banco da Família

Fundado em 1998 como um movimento da Associação Empresarial de Lages (SC), o Banco da Família surgiu em um momento de depressão econômica da região e, desde então, mantém como propósito impulsionar negócios de micro ou pequeno porte. Adotando um modelo enxuto e sustentável, ganhou musculatura ao atrair novos parceiros e implementar a diversificação de produtos ao longo dos últimos 23 anos. Com clientes em 171 cidades dos três estados do Sul, o Banco da Família – que segundo a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred) é a maior instituição de microfinanças do Sul do Brasil –, já concedeu mais de R$ 1 bilhão em crédito em pouco mais de 400 mil operações, tendo impactado mais de 1,3 milhão de pessoas.