Blog do Prisco
Destaques

Band Cidades Excelentes: conheça os ganhadores por categoria

Os nove municípios reconhecidos e premiados na rodada estadual do Band Cidades Excelentes vão representar Santa Catarina no evento nacional, marcado para 1° de julho em Brasília. São eles:

– Herval D’Oeste

– Criciúma

– Joinville

– São Bento do Sul

– Irineopólis

– Nova Erechim

– Chapecó

– Balneário Camboriú

– Itajaí

Por Juliana Bartholomey | Foto: Flavio Jr/TVBVonline

A divulgação dos vencedores aconteceu nesta terça (18)

A cerimônia estadual da quarta edição da premiação Band Cidades Excelentes foi realizada nesta terça-feira (18) em Florianópolis. A iniciativa, uma parceria entre o Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde, visa destacar as melhores políticas de gestão pública entre os municípios catarinenses.

O evento reuniu prefeitos e representantes dos municípios de Santa Catarina para a revelação dos vencedores em Florianópolis. O município de Herval d’Oeste foi premiado na categoria de municípios com menos de 30 mil habitantes, São Bento do Sul venceu entre os municípios com 30 mil a 100 mil habitantes, e Criciúma se destacou na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes.
O município de Criciúma recebeu o prêmio em duas categorias, uma delas foi em Sustentabilidade.

O secretário do geral, Thiago Pavan, comentou sobre como o município, que cresceu com a exploração do carvão, buscou a mudança ecológica “Criciúma vem sendo reconhecida hoje não mais como a capital do carvão, mas como a capital dos parques urbanos. Afinal de contas, agora os parques que temos na cidade, quatro grandes parques, são construídos em áreas que eram depósitos de rejeitos de carvão. Então, é uma iniciativa que demonstra que áreas degradadas podem sim ser recuperadas e transformadas em áreas de saúde e bem-estar” afirmou o secretário.

A avaliação foi realizada através de mais de 70 indicadores utilizados pela plataforma de Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), abrangendo o ciclo de 2021 a 2024. A ferramenta, baseada em inteligência artificial, coleta dados públicos e oficiais de diversas fontes, como DATASUS, MEC e portais de transparência.

> Exemplos de gestão pública em SC são premiados no Band Cidades Excelentes

A sócia fundadora do Instituto Aquila, Melissa Bortoncello, destacou que a avaliação também auxilia os eleitores na escolha de candidatos durante as eleições “Então como a gente está medindo a evolução, a ideia é que a gente consiga mostrar todo o trabalho percorrido aí nesse mandado, aí nesses quatro anos. E que sirva de inspiração” afirma.

Os municípios vencedores da etapa estadual são classificados para disputar o prêmio em nível nacional. Em 2023, sete municípios catarinenses foram vencedores em diversos pilares na etapa nacional, com destaque para Luzerna e Timbó, que receberam prêmios no IGMA Geral. Neste sentido, o Presidente do Grupo Barriga Verde, Saul Brandalise, explicou a importância do prêmio para o estado catarinense: “Eu diria que é mais que um prêmio, é um reconhecimento, é mostrar para o Brasil e para o mundo a competência de gestão dos nossos municípios” concluí.

Foto: Flávio Jr/ TVBVonline

Categorias e Vencedores de 2024

O prêmio é dividido em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e ordem pública. Cada pilar avalia os municípios em diferentes categorias, dependendo do tamanho da população local. Conheça os primeiros colocados:

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

Indicadores como endividamento líquido, autonomia fiscal, capacidade de investir, transparência e adesão ao plano de contas são considerados. Entre os vencedores, destacam-se:
• Menor que 30 mil habitantes: Rio dos Cedros
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: São Bento do Sul
• Acima de 100 mil habitantes: Jaraguá do Sul

Educação

Neste pilar indicadores como alfabetização, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono escolar e gasto por aluno são avaliados. Os vencedores são:
• Menor que 30 mil habitantes: Ireneópolis
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: São Bento do Sul
• Acima de 100 mil habitantes: Blumenau

Saúde e Bem-Estar

Já para a categoria de saúde e bem-estar, são levados em consideração a cobertura da atenção primária, expectativa de vida, leitos hospitalares, taxa de mortalidade infantil e gasto per capita em saúde. Os municípios com melhores desempenho foram:
• Menor que 30 mil habitantes: Nova Erechim
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Indaial
• Acima de 100 mil habitantes: Chapecó

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Nesta categoria, as condições habitacionais, o acesso a redes de esgoto e água, tratamento de esgoto, banda larga e coleta de lixo domiciliar são considerados. Os municípios que ficaram em primeiro lugar foram:
• Menor que 30 mil habitantes: Salto Veloso
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Penha
• Acima de 100 mil habitantes: Balneário Camboriú

Sustentabilidade

Esta classificação considerou itens como arborização urbana, coleta seletiva, recuperação de materiais recicláveis, emissão de gases de efeito estufa e segurança hídrica são considerados. Os vencedores são:
• Menor que 30 mil habitantes: Faxinal dos Guedes
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pomerode
• Acima de 100 mil habitantes: Criciúma

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

Para as questões socioeconômica e ordem pública foram avaliados o PIB per capita, índice de Gini, taxa de homicídios, taxa de mortes no trânsito, e população ocupada. Levaram as primeiras colocações:
• Menor que 30 mil habitantes: Trombudo Central
• Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Braço do Norte
• Acima de 100 mil habitantes: Itajaí

Posts relacionados

Governo de Criciúma presta solidariedade aos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas

Redação

Santa Catarina tem dia de trabalho intenso das equipes do Estado em auxílio aos atingidos por fortes chuvas

Redação

Na sede da Defesa Civil, governador monitora situação no Estado com seis municípios em emergência

Redação