Blog do Prisco
Manchete

Baque na campanha de Décio

O cancelamento da visita de Lula da Silva a Joinville, agenda que estava prevista para esta quarta, 19, foi uma verdadeira ducha de água fria nas perspectivas de Décio Lima, o petista que disputa o segundo turno contra Jorginho Mello (PL).
O líder petista tem dedicado boa parte de sua campanha neste round final concentrada na cidade mais populosa do estado.
A votação de Décio no maior colégio eleitoral catarinense ficou muito aquém do que a coordenação do projeto esperava.
O próprio Lula da Silva levou uma goleada de Jair Bolsonaro no Norte: 69% a 21% em favor do presidente entre os eleitores joinvilenses.
Sem dúvidas que a passagem lulista por Joinville seria estratégica para ambas as duas candidaturas petistas.

Lorota

Falaram em cancelamento da agenda. Isso pra tentar amenizar o desgaste. Lula não virá a Joinville até porque está tentando de todas formas estancar o crescimento de Bolsonaro nos maiores colégios eleitorais deste país. O presidente já está virtualmente à frente do petista nas intenções de votos.

Calendário

Nem há mais tempo hábil para nova agenda em Santa Catarina. Faltam 10 dias para o pleito de 2022!

Dose dupla

Bolsonaro veio duas vezes a Santa Catarina num intervalo de 10 dias. O petista esteve no estado uma vez no primeiro turno. Lula da Silva perdeu por aqui de 62% a 29%. Com esse cancelamento de agenda, o comunista poderá não alcançar os 29% da etapa inicial ao passo que a tendência é de aumento dos votos em favor do chefe da nação.

Isolamento

A vida não está fácil para Décio Lima. A esmagadora maioria dos apoios de lideranças políticas e empresariais têm sido direcionadas a Jorginho Mello. Só um milagre para virar a eleição no estado.

Respeitar é preciso

Nem por isso, o candidato Décio Lima deve ser desrespeitado como vem ocorrendo com setores da mídia. Anda-se especulando a rodo em torno de possíveis nomes para um provável governo Jorginho Mello. A coluna se recusa a citar tais nomes, até porque alguns deles são óbvios.

Distinto público

É preciso, ainda, respeitar o eleitorado Barriga-Verde. Se já estão especulando em torno de nomes antes da contagem final dos votos, então pra quê eleição?

Alto lá

O próprio candidato Jorginho Mello reagiu a este quadro desrespeitoso e capcioso de setores midiáticos. Até porque essas especulações podem desmobilizar apoiadores do bolsonarista catarinense, o que poderia enfraquecer sua candidatura.

Nada disso

Outro aspecto: da forma como alguns coleguinhas, de maneira açodada, têm especulado acerca do hipotético colegiado do novo governo, pode passar a impressão de que já estaria havendo um loteamento da máquina estatal, o que não é verdade!
Cautela e canja de galinha, senhoras e senhores, não fazem mal a ninguém.