Blog do Prisco
Coluna do dia

Bastidores fervendo

Com o feriado de ontem já praticamente emendando com o final de semana, os fatos políticos e policiais que estão a sacudir o Estado, que vive hoje um ritmo eletrizante, tendem a dar uma pausa nos próximos dias. Nos bastidores, contudo, muitas conversas daqui até segunda-feira. No âmbito do governo e também da oposição.
É muito forte a imagem do ex-todo poderoso do governo Moisés da Silva, Douglas Borba, de uniforme laranja, dando entrada na Penitenciária, onde já se encontra para seguir o cumprimento da prisão preventiva (sem tempo determinado).
Obviamente que tudo isso respinga no governo e no Centro Administrativo (embora Moisés seja praticamente um estranho nas dependências administrativas do governo estadual).
Ao convidar o chefe do Executivo para depor na CPI, os deputados fizeram mais um movimento no sentido de desgastar a já complicada imagem do governador. Ele não vai falar com nenhum deputado da CPI. Já decidiu que responderá por escrito às perguntas dos parlamentares.
O que não é de se surpreender dado ao perfil de Moisés da Silva. O governador deu uma circulada pelo estado na semana passada, mas voltou à rotina reclusa na Casa d’Agronômica. Ali, no palácio residencial, ele recebe grupos seletos de pessoas e despacha, algo nunca visto na história de Santa Catarina.

Personagem

Na segunda-feira, a CPI dos Respiradores volta aos trabalhos. Será ouvido o coordenador do Fundo Estadual de Saúde. Ele pode ser uma peça fundamental neste tabuleiro e talvez possa elucidar quem está mentindo: Helton Zeferino ou Márcia Pauli. Um dos dois tem faltado com a verdade sistematicamente desde que o escândalo estourou.

No ar

A Câmara de São José realizou a primeira transmissão, em caráter experimental, de uma sessão ordinária em canal aberto digital. Toda a sessão iniciada às 16h e encerrada às 18h poderá ser acompanhada pelo canal digital 48.4.

Parceria

A volta da TV Câmara de São José foi viabilizada por meio de parceria com a TV Senado, que ofereceu todo o suporte para a implementação do projeto, incluído no planejamento estratégico implantado em 2019 pelo presidente Michel Schlemper (MDB). “A transmissão de hoje foi um marco na história da Câmara de São José, que trabalha agora nos últimos preparativos para o início das transmissões prementes, com uma programação voltada à prestação de serviço para a população da nossa cidade”, destacou.

Redação final

O deputado federal Celso Maldaner, relator da Medida Provisória 927/20 que estabelece ações de natureza trabalhista que podem ser adotadas pelas empresas para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus [covid-19], protocolou  a redação final do texto-base da MP.

Mudanças trabalhistas

A medida, que foi publicada pelo governo federal em 22 de março de 2020 como parte das ações de enfrentamento da pandemia, tratando das mudanças trabalhistas que devem ser adotadas para preservar empregos foi resguardada do modo da sua publicação, ou seja, com exceção de prazos estabelecidos na
matéria, tudo o que consta tem caráter provisório.