Blog do Prisco
Notícias

Bauer consolida seu trabalho na criação de uma política nacional para o carvão mineral

A presença do ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (23) representa uma vitória para o senador Paulo Bauer (PSDB). O catarinense dedicou muito tempo entre 2016 e 2017 para convencer Brasília de que o carvão mineral é uma fonte segura de energia e que demanda uma política nacional.

Presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, Bauer articulou várias reuniões com Coelho Filho e outros ministros ao longo desse tempo. A expectativa é que, em Criciúma, durante a inauguração do laboratório de captação de CO2 na SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina}, o ministro dê a tão aguardada notícia por mais de 30 mil trabalhadores. A criação de um grupo interministerial que tratará do assunto, unindo as pastas de Minas e Energia, Meio Ambiente, Fazenda, Ciência e Tecnologia, Casa Civil e o BNDES.

Com isso, avalia Bauer, as perspectivas são muito positivas. A ideia é que esse grupo tome as medidas para redução de carga tributária sobre máquinas e equipamentos, para a criação de regras ambientais adequadas e a modernização do parque termelétrico nacional. Isso poderá, em médio prazo, produzir 15% a mais de energia com o mesmo volume de carvão gerado atualmente e com emissão de 15% a menos de CO2. À tarde, já na capital gaúcha, Bauer transfere a presidência para o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que vai gerir a Frente Parlamentar pelos próximos dois anos.