Blog do Prisco
Destaques

Bauer propõe modernização da indústria do carvão

Durante café da manhã da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral nesta quarta-feira, o senador Paulo Bauer (PSDB/SC), que preside o grupo, afirmou que é preciso tratar de uma política de modernização da geração de energia a carvão. O senador entende que uma nova política nacional para o setor só será possível com a união entre governadores e parlamentares para que as propostas sejam apresentadas ao Governo Federal. Bauer destacou que a modernização do parque gerador vai necessitar de um investimento de US$ 5 bilhões. Ele reconhece, no entanto, que há pressões ambientais para os bancos não participem de financiamentos para o setor. “Vamos ter que mostrar que modernização do parque vai levar a uma redução de 25% nos níveis de emissão de gás carbônico pelas usinas, além de manter cerca de 52 mil empregos diretos”, pondera o senador.
Paulo Bauer defende que a estratégia deva priorizar inicialmente a modernização do parque gerador. Para isso, o senador quer que o assunto seja discutido entre os parlamentares e os governadores Raimundo Colombo, de Santa Catarina, e José Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul, que são os dois principais produtores de carvão mineral no país. Bauer afirma ainda que o assunto deva ser levado também ao presidente da República, Michel Temer. “Este é o primeiro passo. E é muito importante. Depois disso, vamos trabalhar por uma política industrial para o carvão”, explica o parlamentar catarinense.
[15h20 15/06/2016] Prisco1: Só uma informação que esqueci. Além dos governadores e do presidente, o tema vai ser levado também, e obviamente, ao ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho.