Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bauer, Romário e Jennings: trio de ataque na CPI

Autor dos livros que subsidiaram as investigações do FBI (Polícia Federal americana) e que culminaram com a prisão de diversos cartolas este ano, o jornalista escocês Andrew Jennings (D nas duas fotos), da BBC de Londres, deu seu depoimento à CPI do Futebol no Congresso. O requerimento para trazer o britânico foi protocolado pelo senador Paulo Bauer (E nas duas fotos).

BAUER CPI DO FUTEBOL 2

“Know-how” tupiniquim

Para Jennings, a corrupção que tomou conta da Fifa nasceu a partir de dirigentes brasileiros. Referência clara a João Havelange e Ricardo Teixeira. Coube a Bauer fazer o link com as suspeitas de negociatas grossas na realização da Copa do Mundo no ano passado. “Ficou claro que, para sediar uma Copa, a FIFA impõe condições prejudiciais ao país-sede. É nítido que o PT se aproveitou da situação, desde o governo Lula, no mínimo dentro do campo político, com o anúncio da Copa, com a construção dos estádios e com a realização do evento”.

FRASES DE BAUER

– “Com as informações que ele nos apresentou ficou claro que é preciso ir à fundo na investigação sobre os negócios da CBF”

– “Foi um depoimento muito corajoso e firme”.

– “É óbvio que algo precisa ser feito para criar regras para a CBF, para garantir a transparência em termos de negócios e contratos da confederação que cuida de algo que é um patrimônio cultural brasileiro, portanto não pode ser vista como uma entidade privada”.

Sobre a Copa de 2014:

– “Ficou claro que, para sediar uma Copa, a FIFA impõe condições prejudiciais ao país-sede. É nítido que o PT se aproveitou da situação, desde o governo Lula, no mínimo dentro do campo político, com o anúncio da Copa, com a construção dos estádios e com a realização do evento”.

 

MATÉRIA DISTRIBUÍDA PELA AGÊNCIA SENADO

Corrupção presente na Fifa nasceu no Brasil, diz Jennings

Waldemir Barreto/Agência Senado

A CPI do Futebol está ouvindo hoje (3) o jornalista escocês Andrew Jennings, da BBC de Londres. Ele é o autor dos livros que serviram de base para as investigações do FBI — a polícia federal norte-americana — que levaram este ano diversos dirigentes do futebol mundial à prisão, entre eles o ex-presidente da CBF, Jose Maria Marin.

Em seu depoimento, Jennings afirmou que a Polícia Federal e o Ministério Público brasileiro deveriam estar mais envolvidos em investigar a corrupção no futebol. Ele defendeu também que essas instituições colaborassem com as polícias suíça e norte-americana.

— Essa pode ser a caixa de Pandora que pode mudar o futebol aqui e na América do Sul — disse.

O jornalista ressaltou que a má gestão do futebol prejudica a sociedade em diversos aspectos, inclusive socioeconômicos. Para ele, é “absurdo” por exemplo, o fato da Seleção Brasileira quase nunca disputar partidas em nosso território, com a exceção dos jogos eliminatórios para a Copa do Mundo.

—É preciso investigar a razão disso aí. Sua seleção se apresenta no mundo todo e quase nunca por aqui. Por que isso?

Jennings defendeu que as investigações também devem se dar sobre os contratos de transmissão e marketing desses jogos, assim como dos aviões e hotéis que são utilizados como estrutura no deslocamento do time. Ele ainda sugere um olhar minucioso sobre os contratos ligados à organização da Copa do Mundo no ano passado.

“Esquema corrupto nasceu no Brasil”

Baseado nas investigações que realiza há anos, e da colaboração com o FBI desde 2009, Jennings garantiu que o esquema de corrupção presente no futebol mundial nasceu no Brasil.

— Começou na década de 70 quando Havelange se elegeu para a presidência da Fifa. Joseph Blatter foi seu principal assessor e deu continuidade ao modus operandi.

Ele informou ainda que as investigações do FBI e da polícia suíça “estão na metade e muita gente ainda vai acabar atrás das grades”.

Ainda em seu depoimento, Jennings sugeriu que Blatter tem ligações com a máfia russa e ironizou assessores da CBF que acompanham seu depoimento pessoalmente na Comissão.

— Fiquem até o fim, voltem para o Rio, fechem aquela entidade e a reabram redemocratizada para a sociedade brasileira.

Fotos: Gerdan Wesley, divulgação