Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bicentenário de Anita ganha calendário estadual

Entre os eventos a serem realizados estão: debates sobre Anita Garibaldi, exposições temáticas, documentários, sessões solenes, mostras virtuais e apresentações teatrais. Toda a programação foi encaminhada à Comissão Estadual encarregada de organizar as celebrações em Santa Catarina.

Anita Garibaldi nasceu em Laguna no ano de 1821 e é, até hoje, a única mulher guerreira a empunhar armas para lutar por quatro repúblicas (Catarinense, Rio-grandense, Uruguaia e Italiana). Pelos seus feitos é considerada a Mãe da Pátria Italiana e reverenciada ao redor do mundo. Em virtude de sua importância, o projeto das comemorações do bicentenário nasceu. Esse surgimento foi em volta de um híbrido floral denominado Rosa de Anita, criado pelo botânico garibaldino Giulio Pantoli (1922-2018), cujas pétalas lembram a doçura feminina e os espinhos marcam a garra e a coragem da guerreira.

A partir de um livro em italiano, escrito por vários autores, entre os quais Giampaolo Grilli e Andrea Antonioli, foi expressa a vontade de promover atos únicos para destacar a figura imponente de Anita. À iniciativa, começada pelo Museu Renzi, o Instituto CulturAnita se juntou em 2018 e deu início às conversações que geraram inúmeros eventos ao redor do estado.

Por isso, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) tem a grata satisfação de anunciar o calendário com a programação de eventos em comemoração aos 200 anos da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. O ano de 2021 já é histórico e se torna ainda mais, graças à gama de atrações que giram em torno da figura ímpar desta guerreira catarinense. São pelo menos 120 atos em diversas cidades de Santa Catarina em sua homenagem.

Entre os eventos a serem realizados estão: debates sobre Anita Garibaldi, exposições temáticas, documentários, sessões solenes, mostras virtuais e apresentações teatrais. Toda a programação foi encaminhada à Comissão Estadual encarregada de organizar as celebrações em Santa Catarina. “Cabe-nos agradecer o empenho e a boa vontade de todos que contribuíram para estas celebrações, que reputo ser este o bicentenário mais comemorado da história de Santa Catarina, mérito de todos deste grupo e das instituições que representam”, comemora o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.

O mesmo documento foi encaminhado ao Governo de Emiglia-Romagna, região garibaldina da Itália, onde se localiza o coração das celebrações europeias em prol dos 200 anos de Anita. A organização italiana irá disponibilizar um guia virtual, acessível através de QR Code, com todos os eventos organizados em 2021 nos quatro países promotores: Brasil, Itália, San Marino e Uruguai. A contagem dos dias nos deixa ainda mais ansiosos: hoje, faltam, exatamente, 69 dias para o bicentenário da nossa heroína.

Foto>Reconstiuição artística digital (Giuliana Cadorin/Marco Antonio Arruda/CulturAnita)