Blog do Prisco
Manchete

Biruta de aeroporto

Deputado Fábio Schiochet, presidente estadual do PSL, andava ultimamente conversando muito com Gelson Merisio (PSDB). Muito provavelmente pensando numa aproximação para 2022. Esta semana, contudo, Schiochet conversou com o senador Jorginho Mello, outro pré-candidato ao governo. A ideia já era fechar um acordo para as eleições.
Parece, no entanto, que Schiochet “esqueceu” da filiação do governador Moisés da Silva. Ele segue com ficha no PSL. No fundo, o deputado quer é uma conversa com o chefe do Executivo, o famoso tête-à-tête. Faz um ano que Schiochet e Moisés não interagem. O parlamentar, rezam os bastidores, almeja acomodar apaniguados na máquina estadual. Toda essa movimentação de Schiochet é típica de biruta de aeroporto, atirando para todo lado.
Ao fim e ao cabo, quem vai decidir os destinos do PSL Barriga-Verde é o todo-poderoso presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar. Outro fator preponderante neste contexto é o futuro partidário de Jair Bolsonaro. O presidente pode até voltar às fileiras do PSL. Desde que deixou a sigla, já tentou se acertar com outros nove partidos e até agora, nada. O presidente pretende assumir um partido para comandar seus destinos. Tanto nos estados como sob o viés financeiro para a campanha à reeleição de 2022.

Na praia
Toda essa movimentação de bastidores precisa, ainda, levar em conta que a onda Bolsonaro de 2018 ficou na história. É coisa do passado. Não irá se repetir em 2022. Evidentemente que em Santa Catarina Bolsonaro ainda tem muita influência.
Mas é bom a turminha que não trabalhou nestes dois anos e meio ir colocando as barbinhas de molho. Somente colar a imagem à do presidente não é garantia alguma de sucesso eleitoral. Muito antes pelo contrário.