Blog do Prisco
Destaques

Bloco liberal na Alesc estuda sugestões para Reforma da Previdência estadual

Sete dos dez parlamentares integrantes do chamado Bloco Liberal da Assembleia Legislativa de SC,  composto por PSL e PL,  estiveram reunidos nesta terça-feira, 29,  para uma discussão prévia acerca do posicionamento em relação à proposta do governo de Reforma da Previdência dos Servidores Públicos Estaduais com mudanças nas aposentadorias e pensões visando adequação à reforma federal no sistema. 

A meta do bloco será trabalhar por uma posição final de consenso que respeite o direito adquirido dos servidores mais antigos e promova uma transição justa e equilibrada com a arrecadação e despesa dos cofres públicos no caso dos que tiveram acesso mais recente ao serviço público estadual, garantindo autossustentabilidade para o futuro.

Com base em estudos mais aprofundados do projeto, nos próximos dias , o bloco parlamentar também pretende discutir e apresentar uma emenda conjunta de consenso com foco também na área da segurança pública, onde o debate em torno das propostas tem sido mais intensos. Para organizar e coordenar estes encaminhamentos foi designado como interlocutor do bloco, o deputado Maurício Eskudlark (PL) que também foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),  do primeiro projeto de reforma previdenciária estadual apresentado no ano passado, mas que acabou sendo retirado de tramitação pelo governo Moisés.

Participaram da reunião ainda os deputados Ivan Naatz, Sargento Lima e Nilso Berlanda, do PL, além dos deputados Ricardo Alba, Jessé Lopes e Onir Mocelin, do PSL.