Blog do Prisco
Notícias

Blumenau participa de Fórum Mundial da Água

Acontece até o dia 23 de março o 8° Fórum Mundial da Água, maior evento mundial sobre o tema. Este ano o evento ocorre em Brasília e Blumenau foi destaque no painel de alto nível que teve como tema “Como aumentar os investimentos em saneamento e gestão de efluentes?”. O painel ocorreu nesta terça, dia 21. Blumenau foi a única cidade brasileira a ganhar destaque no evento, que teve exemplos de outras sete cidades: Bogotá (Colômbia), Durban (África do Sul), Dacar (Senegal), Marraquexe (Marrocos), Nairóbi (Quênia), Jodhpur (Índia) e Baguio (Filipinas).
A experiência de Blumenau foi considerada inovadora pelo Conselho Mundial da Água, uma vez que se trata de contrato firmado pelo serviço municipal com a iniciativa privada, em que ambos se comprometem a buscar soluções de financiamento que tragam maior cobertura de saneamento básico à população, acompanhada de melhor qualidade do serviço.
Em oito anos de serviço implantado, a cidade avançou dos 4,8% de coleta e tratamento de esgoto para 42%. Para 2018, a previsão da BRK Ambiental, empresa concessionária do serviço, é que o número avance para 44%.