Blog do Prisco
Destaques

Blumenau participa de Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), marcará presença na XIV Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus e na 117ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Palácio Antônio Lemos, em Belém (PA).

Desde 2017, o Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, coordenado pelo WRI Brasil, reúne-se periodicamente para discussões técnicas e troca de experiências. Atualmente, o grupo conta com representantes de vários estados e cidades brasileiras, incluindo Blumenau, além de regiões metropolitanas, todas engajadas no aprimoramento da gestão de sistemas de transporte público por ônibus, focando na melhoria da qualidade para os clientes do serviço.

O diretor de Transportes da SMTT, Lairto Leite, será um dos painelistas no dia 20, das 10h45 às 11h45, na Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O tema será: “Colocando Pessoas no Centro da Qualificação do Transporte Coletivo”.

O grupo reúne secretários e dirigentes de transporte de várias cidades brasileiras, permitindo também a exposição a novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito, bem como a discussão e opinião sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.

O evento reunirá cidades de Norte a Sul do país e atores chaves da mobilidade urbana para troca de informações e discussões de soluções para os desafios enfrentados pelo setor. Serão três dias importantes para muitos aprendizados, onde serão discutidos temas como fontes de receita para o transporte coletivo, tipologias de frota, novas formas de pagamento da tarifa, uso de indicadores operacionais na remuneração dos operadores e ações de qualificação do serviço que podem impactar na satisfação do cliente. Também serão apresentadas iniciativas de diferentes cidades que buscam a promoção de mais segurança e conforto para mulheres, crianças e pessoas com deficiência.

“Essa abordagem estratégica permite comparações valiosas entre diferentes sistemas, fornecendo informações importantes para nortear a qualificação do serviço, bem como buscar soluções e implementá-las. Trata-se de uma rica oportunidade para conhecer outros sistemas e angariar muitas informações para aplicar e desenvolver em nossa cidade”, explica Lairto Leite.

Para o secretário da SMTT, Ricardo Silva, “a  participação neste evento de representantes da Prefeitura é importante para o desenvolvimento e aprimoramento do transporte público da cidade porque agrega novas ideias e soluções que beneficiarão diretamente os usuários do sistema”.

foto>PMB, divulgação

 

 

Posts relacionados

Defesa Civil segue monitorando condição meteorológica de Blumenau

Redação

Alesc aprova inclusão da Secretaria de Agricultura na gestão do Cadastro Ambiental Rural

Redação

Governador em exercício libera R$ 5 milhões para a reforma do Complexo Esportivo do Sesi

Redação