Blog do Prisco
Coluna do dia

Boeira em perspectiva

Joares Ponticelli, prefeito eleito de Tubarão, embora tenha cumprido quatro mandados de deputado estadual, presidido a Assembleia e disputado o pleito majoritário de 2014 como vice de Paulo Bauer, não é uma alternativa para o PP em 2018. Ele vai administrar a maior cidade entre as que a legenda conquistou este ano. Sem contar que o município encontra-se em situação delicadíssima depois de ser duramente castigado por um vendaval.

Dito isto, é preciso considerar, ainda, que a região Sul tem dois deputados estaduais: Valmir Comin e José Milton Schefer; que Jandir Bellini não fez o sucessor em Itajaí e que Angela Amin perdeu o pleito no segundo turno. Também é fato que o PP sulista fez o maior número de prefeitos e vereadores do partido em Santa Catarina. Neste cenário, Ponticelli avalia que o deputado federal Jorge Boeira – até por seu perfil parlamentar e empresarial – é um nome que pode ser aproveitado na majoritária em 2018. Além, é claro, de Esperidião e Angela Amin.

 

Silêncio

Até o momento, não houve qualquer posicionamento público mais contundente do PMDB em relação às declarações de Raimundo Colombo. O governador deixou claro que se o PSD tiver um nome forte, a legenda tem o direito de lançar cabeça de chapa em 2018. Eduardo Moreira está no exterior com a namorada. Dário Berger geralmente não se posiciona e Mauro Mariani, por ora, fez de conta que não ouviu.

 

Surpresos?

Evidentemente que a fala de Colombo tem endereço certo: o PMDB. Mas parece ter surpreendido inclusive o PSD. Nos bastidores, projetava-se que o governador só iria tornar pública sua defesa da candidatura própria em 2017 ou mesmo em 2018.

 

Estilo

Quando resolveu mandar o recado direto ao Manda Brasa, Colombo fugiu um pouco de seu estilo conciliador. E escancarou seu descontentamento acerca das pressões permanentes do aliado para que ele venha a público declarar apoio ao PMDB. Como maior liderança política do Estado, o governador acaba de se impor e de avisar que vai pilotar o processo de sua própria sucessão.

 

Força

Com o açodamento da queda-de-braço entre PSD e PMDB, quem se fortalece sobremaneira, após as declarações de Raimundo Colombo, é o correligionário Gelson Merísio. E também dá uma força para o seu partido, que saiu um pouco enfraquecido das eleições.

 

Lava Jato

As declarações de Mauro Mariani, dizendo que a operação pode chegar a SC, podem ter acelerado o posicionamento público do governador. Há leituras neste sentindo, de que a mensagem de Raimundo Colombo foi específica para o deputado e não para o PMDB como um todo.

 

Insegurança rural

A Câmara dos Deputados, o Ministério Público e a Fatma estiveram representados, em Chapecó, em painel sobre “Legislação ambiental e insegurança jurídica aplicada ao ambiente rural”. Participaram o engenheiro agrônomo e deputado federal Valdir Colatto (PMDB), o procurador jurídico da Fatma, João Pimenta, e o promotor de justiça da área ambiental de Chapecó, Alexandre Estefani.

 

Fase de conhecimento

Colatto, idealizador do Código Florestal Brasileiro em vigor (Lei 12.651) falou sobre o trabalho para a aprovação da lei, em vigor desde 2012, e lembrou que a fase ainda é de conhecimento público das novas regras e aplicação.