Blog do Prisco
Coluna do dia

Bola da vez

A edição deste fim de semana da Revista CrusoÉ traz um dado deveras interessante. Aguardado há décadas, aliás. Nos sucessivos governos esquerdistas, como se sabe, os investimentos federais no Sul jamais foram prioridade. A região sempre foi preterida pelos estados do Nordeste, onde, infelizmente, o povo segue à míngua em função da corrupção generalizada que marca o segmento político dali. Essa que é a grande verdade.
O Sul foi preterido até por republiquetas ditatoriais das bananas, onde obras gigantescas de infraestrutura foram feitas à base de quase zero fiscalização, com bilhões dos nossos impostos. Um deboche, um acinte.
Pois muito bem. Sob Jair Bolsonaro, de acordo com a CrusoÉ, quase 30% dos R$ 2,6 bilhões em “contratações feitas pelo Ministério comandado por Tarcísio de Freitas desde o início da gestão foram direcionados aos estados da região (Sul).”

Porém
Belíssima notícia. Mas tem um porém ainda. A maior parte dos 30% investidos no Sul foram para o Rio Grande do Sul até aqui. Curiosamente um estado onde muitos se orgulham de seu viés esquerdista. Daí é inevitável perguntar. Santa Catarina ainda não foi priorizada em função do erro grotesco de Moisés da Silva, de se afastar e de criticar deliberadamente o presidente que foi o grande responsável por sua surpreendente vitória por aqui?

O retorno
O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar em favor do prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, que estava afastado do cargo por determinação do Tribunal de Justiça. Recentemente, despacho do TJSC havia renovado o afastamento do alcaide por mais seis meses.
Lorinho foi afastado a primeira vez do cargo em julho de 2019, quando foi deflagrada a Operação Reciclagem II, que investiga crimes contra a administração pública no sistema de coleta de lixo do município.

Milhões
No próximo dia 15 de novembro, 5.205.931 eleitores catarinenses estão aptos a votar para elegerem prefeitos e vereadores em 295 municípios. Os dados foram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em comparação com o pleito municipal anterior, houve um crescimento de 4,4%. Eram 4.985.048 eleitores em 2016.

Ranking
Joinville é a cidade com o maior eleitorado, com 403.526 pessoas aptas a votar, seguida por Florianópolis, com 357.049; Blumenau, com 247.014; São José, com 170.817; e Chapecó, com 151.220. Na outra ponta, os cinco municípios com os menores números de eleitores são: Lajeado Grande (1.397), Santiago do Sul (1.440), Jardinópolis (1.598), Presidente Castello Branco (1.632) e Flor do Sertão (1.684).

Recobrando o ânimo
Depois de quatro meses de queda brusca na arrecadação em função da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado voltou a apresentar crescimento da receita de impostos em julho, totalizando R$ 2,36 bilhões. De acordo com o Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina, a evolução de 8% em relação ao mesmo período do ano passado foi puxada, principalmente, pela arrecadação de ICMS nos setores de redes de varejo (crescimento de 70,4%) e material de construção (50,4%). “O crescimento excepcional destes dois segmentos compensou as quedas registradas nos ramos de automóveis (-33,5%) e energia elétrica (-14,8%), que ainda sofrem efeitos da pandemia”, avalia o presidente do sindicato, José Antônio Farenzena.