Blog do Prisco
Manchete Últimas

Bolsonaro entrega veículos viabilizados por emendas parlamentares e segue devendo para SC

Jair Bolsonaro saiu cedo de Brasília rumo a Cascavel, no Oeste do Paraná, onde entrega um centro de atletismo já ao lado do ministro Onyx Lorenzoni.

De lá, os dois mais a comitiva presidencial vem a Florianópolis. Seguem diretamente para a Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, no Norte da Ilha, local que receberá Bolsonaro pela terceira vez. Em se tratando de Santa Catarina, será a sexta visita presidencial em pouco mais de dois anos de gestão.

A primeira agenda do presidente em solo catarinense foi no encontro dos Gideões de Oração, em Camboriú; depois o presidente sobrevoou o Estado após o ciclone bomba e também no período de curtas férias quando se hospedou em São Francisco do Sul, no final do ano passado.

O compromisso de Bolsonaro hoje por aqui é para a entrega de mais de 200  carros para a rede de assistência social catarinense. Com pompa e circunstância. Muito bem.

O detalhe é que o governo federal não está dando estes veículos. Eles foram adquiridos com verbas destinadas pelas emendas da bancada federal ao Orçamento, sem o quê a entrega de hoje não seria possível.

Ou seja, o presidente em ao Estado para fazer festa com o dinheiro dos outros, por assim dizer.

Na agenda presidencial não consta qualquer rodada de trabalho, de compromisso oficial com o governador, o governo, os senadores, os deputados, enfim. Este tipo de compromisso não faz parte da prática bolsonarista. É um contexto que permite afirmar, com tranquilidade, que Jair Messias Bolsonaro está devendo. E muito para Santa Catarina, estado que lhe deu a maior votação proporcional no primeiro turno do pleito de 2018.

Projetando a possibilidade de uma maior aproximação do presidente com o PIB político e econômico estadual, o deputado Daniel Freitas, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, está fazendo uma reunião festiva na casa de sua família em Governador Celso Ramos. Reunirá empresários e políticos, com direito a dupla sertaneja para os presentes não perderem o ânimo. Existe a possibilidade de Bolsonaro dar o ar de graça no evento de Freitas, mas ainda não há confirmação. Caso o presidente vá, será uma passagem rápida até porque a segurança não foi ao local para preparar a passagem do presidente por ali.

Por fim, o presidente pode pintar na orla Barriga-Verde novamente no Carnaval. Ao que tudo indica, ele gostou muito de São Francisco do Sul e pode passar novamente um período de descanso no histórico e belo município do Litoral. Lembrando, ainda, que na última passagem de Bolsonaro por São Cnico, ele deu uma escapadela das férias para visitar o deputado Coronel Armando em Joinville.

foto>Marcos Corrêa, PR, arquivo