Blog do Prisco
Coluna do dia

Bolsonaro líder

Depois de muitas idas e vindas, tiroteio, verborragia e lances inacreditáveis, Eduardo Bolsonaro, o 03, assumiu a liderança do PSL na Câmara dos Deputados.

Teve o apoio de três dos quatro federais do PSL catarinense: Caroline De Toni, Coronel Armando e Daniel Freitas, que buscava a conciliação e reviu sua posição neste início de semana, pois havia assinado a lista pela permanência do delegado Waldir na função.

O único não-alinhado ao bolsonarismo é justamente o presidente estadual do PSL, Fábio Schiochet. Na proa partidária do estado, ele atua em sintonia com o governador.

Questionado sobre a disputa no comando nacional do seu partido, Moisés da Silva declarou que separa muito bem o que é gestão e o que são disputas partidárias. Diminuiu a importância da queda-de-braço entre Bolsonaro e Luciano Bivar e salientou que seu compromisso é entregar gestão.

Foi bem o governador. Verdadeiramente, para o cidadão lá na ponta, o que importa são os resultados. Agora Moisés da Silva não pode esquecer que para entregar ações e conquistas se faz necessário o apoio da Assembleia. Ali, apenas dois dos seis deputados pesselistas seguem marchando pela condução do governador. Os demais ou foram para a oposição ou estão independentes. Lá como cá, o PSL vive um racha que pode implodir a legenda em breve.

Krelling em Joinville

Enquanto em Florianópolis, o MDB segue absolutamente rachado e sem rumo, ao ponto tal que impediu a realização da convenção municipal que estava prevista para sábado; em Joinville o cenário é bem diferente. No Norte, sob as bênçãos do prefeito Udo Döhler, o jovem deputado estadual Fernando Krelling foi eleito presidente do diretório municipal do Manda Brasa.

Ele é o nome do MDB para a disputa eleitoral do ano que vem e, nos bastidores, já teria acertado apoios estratégicos. Inclusive de lideranças de outros partidos!

Lacuna irresponsável

As mudanças que o Detran-SC vem implantando, e que representam ameaça de falência a um sistema que sempre funcionou bem, tem várias implicações. Inclusive de ordem da ética profissional. Um exemplo é a exigência de que os médicos e psicólogos credenciados tenham uma empresa, um CNPJ para atender os candidatos à CNH.

Contestação

O processo, apesar da liminar que suspendeu parte do decreto que estabelece as novas regras, ocorre no velho sistema “goela-abaixo.” Este ponto especificamente também é alvo de contestação judicial por parte da Associação dos Médicos e Psicólogos Examinadores de Trânsito de SC (AMP/SC).

FRASE

“E a responsabilidade do profissional, do ato médico? Agora passa a ser de uma empresa, do CNPJ, como fica isso? Deveriam ter feito uma lei antes, extinguindo a figura de responsabilidade do perito,” Presidente da AMP/SC, médico Fernando Vianna

Disputa no PSDB?

O ex-governador Leonel Pavan está se ensaiando depois que o presidente estadual do PSDB, Marco Tebaldi, faleceu. Emite sinais de que quer assumir o comando partidário e voltar a ter algum protagonismo na política estadual. Ocorre que a deputada federal Geovania de Sá é a bola da vez. No fim de semana, ela prestigiou o Cosud – encontro de governador do Sul e do Sudeste, e gravou um vídeo com o paulista João Doria, presidenciável da legenda, enaltecendo a liderança dela e das mulheres tucanas.