Blog do Prisco
Manchete

Bolsonaro reitera compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios

Pela primeira vez na história, um presidente da república participa de um encontro da FPMPE, destacou o senador Jorginho Mello (PL-SC), que preside a Frente Parlamentar

A primeira reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional foi marcada pela participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Esta foi a primeira vez que um presidente da república falou em uma reunião da frente. O convite a Bolsonaro foi feito pelo presidente da FPMPE, senador Jorginho Mello (PL-SC). O ministro da economia, Paulo Guedes, acompanhou Bolsonaro.

O presidente Bolsonaro que a união do Executivo, Legislativo e entidades representativas das micro e pequenas empresas viabilizaram ações efetivas para ajudar a economia no enfrentamento do impacto negativo da pandemia do coronavírus.

– Economia e vida têm que andar juntas. Nós, o senador Jorginho e parlamentares, o Paulo Guedes, juntos, evitamos que o caos se instalasse ano passado no país com medidas como o auxílio emergencial. Foram 68 milhões de pessoas que receberam o auxílio. Além disso, tivemos o Pronampe, de iniciativa do Jorginho. Jorginho, você ajudou não foi a mim nem a você. Você ajudou mais de 10 milhões de trabalhadores no Brasil que tiveram seus empregos salvos por esse programa. Esse é papel de quem tem o voto popular – disse o presidente.

Jorginho Mello agradeceu a menção ao presidente e aproveitou a ocasião para pedir ao ministro da economia que acate a indicação de sua emenda de R$ 4,8 bilhões do Orçamento Geral da União para ser alocado ao Fundo Garantidor de Operações do Pronampe, para que possa haver mais uma rodada de empréstimos do programa.

– Eu quero agradecer ao presidente e também ao ministro Paulo Guedes pela prorrogação da carência do Pronampe por mais três meses. Aproveitando a ocasião, quero pedir ao presidente e ao ministro Paulo Guedes para que já possam ver dentro do orçamento um espaço para que a gente inicie esse ano mais uma tranche de empréstimos – apontou o senador.

O Pronampe

Quando foi instituído pela Lei 13.999/2020, o Pronampe surgiu como uma ação para combate dos efeitos negativos do novo coronavírus na economia, e já com a intenção de que se transformasse em uma política permanente. Com o sucesso, o senador Jorginho Mello, autor da proposta, conseguiu essa consolidação.

Apenas durante o ano de 2020 o programa concedeu mais de R$ 37,5 bilhões em créditos, contabilizando mais de 520 mil contratos firmados. Tanto sucesso, chamou atenção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que por várias ocasiões citou o projeto de Jorginho como uma das mais bem-sucedidas ações de combate aos impactos financeiros causados pela pandemia, salvando cerca de 10 milhões de empregos.