Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bombinhas apresenta modelo de cidade digital

Prefeita Ana Paula é uma das palestrantes do II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, em Navegantes; Tecnologia na Saúde fez do município a melhor gestão de saúde em atenção básica do Brasil por três anos consecutivos

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, apresenta a gestores durante o II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, que será realizado na próxima quinta-feira (13), em Navegantes, os investimentos em tecnologia que fazem da localidade referência em termos de cidade digital no Estado e que renderam a ela o reconhecimento como Prefeita Inovadora 2016, no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais.

Os investimentos nos últimos quatro anos na área de tecnologia e digitalização da gestão somam quase R$ 6 milhões, dentre eles estão a aquisição de equipamentos de informática, tablets para os alunos da rede municipal de ensino, compra de microchips e leitores digitais para controle dos animais, instalação de câmeras (são 15 instaladas em locais estratégicos da cidade), aquisição de sistemas e softwares de gerenciamento de dados, instalação de 14 pontos de internet gratuita, cabeamentos de fibra ótica, entre outros.

Segundo a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, foram inovações que facilitaram de forma significativa a população do município, principalmente no que tange a área da saúde e do controle de reclamações e pedidos.

Paulinha: avanços nas áreas de saúde e reclamações
Paulinha: avanços nas áreas de saúde e controle de reclamações

SAÚDE PÚBLICA

A implantação dos sistemas eletrônicos, de acordo com ela, revolucionou a vida do usuário do sistema público de saúde. Hoje, os pacientes que necessitam de um exame de sangue após uma consulta médica, por exemplo, não necessitam mais carregar papel para pedir autorização e carimbo. O paciente simplesmente se dirige ao laboratório no dia seguinte e o sistema se encarrega de enviar sua autorização.

O usuário também recebe mensagem de texto na véspera de sua consulta para lembrá-lo do agendamento. Caso o paciente não possa comparecer, ele pode desmarcá-la através de mensagem de texto. “Essas e outras inovações sistêmicas têm colocado Bombinhas como a melhor gestão de saúde em atenção básica do Brasil por três anos consecutivos, mas o melhor é ver a população satisfeita”, frisou a prefeita.

Para a prefeita, o sucesso obtido ao longo dos anos se deve ao investimento no desenvolvimento sistêmico por meio da tecnologia. “Seja a gestão pública ou privada, nos tempos de hoje não se administra sem utilizar os recursos tecnológicos disponíveis. As vantagens são infindáveis, percorrendo os princípios da transparência, economicidade, eficiência, agilidade, controle, e, mais que tudo, dando condições de tornar a gestão muito mais próxima dos interesses dos seus cidadãos”.

Fórum de Cidades Digitais – O evento é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelohttp://redecidadedigital.com.br. O Fórum é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Navegantes e conta com o patrocínio máster da Furukawa, ouro da Exati Tecnologia e prata da Celk Sistemas. A iniciativa, que tem ainda o apoio da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e do Hotel BR Suítes, visa promover a troca de experiências entre os gestores e contribuir com o surgimento das cidades digitais e inteligentes no Estado.

Serviço:

II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

13 de Abril, em Navegantes

Inscrições gratuitas para gestores públicos

http://redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812