Blog do Prisco
Destaques

Bombinhas ganha equipamento de saúde do porte de grandes municípios

A cidade de Bombinhas ganhou neste sábado um equipamento de saúde do porte de grandes municípios, que promete transformar a realidade da saúde pública municipal.
Com a presença do governador Carlos Moisés, do chefe da Casa Civil Douglas Borba, do deputado federal Darci de Matos e da deputada estadual e líder do governo na Alesc Paulinha, a prefeitura inaugurou a UPA 24 horas em uma cerimônia festiva prestigiada por centenas de pessoas no bairro de Bombas.
Durante a solenidade, o governador celebrou três convênios com a prefeitura de Bombinhas, num total de R$ 600 mil a ser destinado para o setor de saúde.
Os recursos são de emendas dos deputados Rodrigo Minotto, Darci de Matos (hoje federal) e da própria Paulinha.
O governador comemorou o fato inédito de que uma UPA estava sendo inaugurada e imediatamente aberta à população, para pleno atendimento, em um sábado à noite.
Com uma área construída de 1,7 mil metros quadrados, a UPA custou aproximadamente R$ 3,7 milhões, entre recursos federais e a contrapartida da prefeitura.
Incomum para uma cidade do tamanho de Bombinhas, que tem cerca de 25 mil habitantes, a conquista dos recursos para a unidade é fruto de um longo trabalho de diálogo e captação junto ao Ministério da Saúde, encampado pela então prefeita Paulinha e pelo hoje prefeito Paulinho, em 2017 e 2018, e que representa a realização de um anseio antigo da comunidade bombinense.
A estrutura conta com estacionamento para 33 veículos, salas de observação, salas para eletrocardiograma, Raio-X Digital, gesso e imobilização, curativos, exames, ambulatório, inalação, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e total acessibilidade no prédio. A UPA 24h terá três ambulâncias dedicadas para o transporte de pacientes e o atendimento contará com 55 profissionais e dois médicos no plantão nas 24 horas, para urgência e emergência.
Também participaram do ato o secretário de Saúde Helton Zeferino, o ex-deputado federal João Paulo Kleinubing, o prefeito de Porto Belo Emerson Stein, a prefeita de Itapema Nilza Simas, vereadores, secretários municipais e outras autoridades locais.