Blog do Prisco
Artigos

Bombinhas: R$50 milhões em investimentos e a transformação de uma história

Em breve a realidade de Bombinhas e região vai mudar completamente. O problema histórico de falta de água será finalmente resolvido, acarretando em diferentes benefícios para os municípios – inclusive econômicos. Como concessionária responsável pelo abastecimento e distribuição de água em Bombinhas, entendemos a urgência da situação e antecipamos importantes investimentos para realizar a obra do novo sistema o mais rápido possível. Serão R$50 milhões de investimentos para criar o sistema e tornar a cidade independente em recursos hídricos para sempre.

Este é o maior investimento de saneamento do litoral de Santa Catarina, foi projetado com foco nas melhores práticas de engenharia e sustentabilidade. O novo sistema de abastecimento do município se propõe também a valorizar uma das orlas mais bonitas do Estado: a praia de Porto Belo. Um dos pontos do projeto é a revitalização de trechos da orla, valorizando ainda mais a região.

A empresa, em parceria com o município, teve ousadia e coragem em iniciar esta obra. São 27 quilômetros de adutora, com início na captação no Rio Tijucas (interior da cidade), até o alto do morro de Zimbros, onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água. Além disso, depois que o novo sistema for concluído, ocorrerá a redução da exploração de água bruta do Rio Perequê, atualmente utilizado para o abastecimento de Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Assim que Bombinhas for autossuficiente em abastecimento, Porto Belo será diretamente beneficiado e terá uma disponibilidade hídrica muito maior, garantindo assim o abastecimento do município nas temporadas e nos momentos de escassez de água.

Acreditamos que a transparência com a população é fundamental para o processo, realizamos uma série de reuniões e audiências públicas nos três municípios envolvidos, para esclarecer o projeto e tirar as dúvidas dos moradores. Em nossa sede de Bombinhas, também estamos expondo uma maquete detalhada da obra, exibindo o ponto de captação, o traçado dos 27 quilômetros de adutora e o local da nova Estação de Tratamento de Água.

Entendemos que o projeto é um grande desafio para todos, afinal, uma obra que envolve diferentes municípios e realizada em tempo recorde. Porém, realizamos nosso trabalho com a certeza de que, após concluído, o sistema vai transformar o cotidiano da região – principalmente na temporada.  Em poucos meses, uma nova história será construída na cidade.

 

Ricardo Miranda – Diretor Presidente da Águas de Bombinhas

 

 

PRESIDENTE DO BRASIL