Blog do Prisco
Destaques

BR-280: Ibama pode liberar licença final

O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) trabalha para que inicie logo a duplicação da BR-280 no trecho entre São Francisco do sul e a BR-101, o mais crítico da rodovia. O parlamentar, que é coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, esteve no Ibama, em Brasília, conversando com a presidente Marilene Ramos (fotos), no sentido de iniciar a obra nos pontos que não envolvem o chamado PBA (Plano Básico Ambiental) Indígena, que estaria atrasando a licença final para o lote 1. “É ponto mais complicado da rodovia e por incrível que pareça não foi iniciado, sendo que o Governo Federal já deu até a ordem de serviço. Poderíamos excluir temporariamente o trecho da reserva para iniciarmos a obra”, destacou Mariani.

MARIANI BR-280

Receptiva, a presidente do Ibama entendeu a importância da obra e solicitou que o pedido de licenciamento nos pontos fora da área indígena, em Araquari, fosse encaminhado via DNIT. Outro obstáculo a ser superado são as desapropriações.

Reabertura do Canal do Linguado

Durante audiência no Ibama, Mariani também consultou a presidente Marinele Ramos sobre retomar as discussões para a reabertura do Canal do Linguado, aterro de ligação entre o continente e a ilha de São Francisco do Sul. O parlamentar aponta a duplicação da BR-280 como oportunidade para o debate, pois é prevista a construção de uma ponte para o local.

“A manutenção do canal é um crime ambiental. Sua abertura poderá gerar uma série de benefícios ambientais e econômicos para a região”, ressaltou o deputado, ressaltando por exemplo a diluição dos poluentes ao aumentar a circulação das águas, bem como a melhora na navegabilidade. Marilene pediu que fosse encaminhado para ela os estudos existentes sobre a reabertura do canal.

Fotos: Marcelo Tolentino, divulgação