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BR-470: “Dinheiro público praticamente sumiu”

A Associação BR-470 Em Nossas Mãos, entrevistou, exclusivamente, o Senador Dalírio Beber, Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, objetivando maiores informações acerca das movimentações em favor da duplicação da BR-470. Eis os esclarecimentos por ele prestados:

 

Como Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, temos visto sua contínua movimentação em favor da duplicação da BR-470. O senhor poderia nos apresentar uma panorâmica de como estão sendo tratadas no Governo Federal as obras de duplicação?

Senador Dalírio Beber: Todos conhecemos a dificuldade que o país atravessa, fruto de alguns equívocos na condução da política econômica dos últimos anos. O dinheiro público que já era pouco, insuficiente para atender às demandas dos brasileiros, agora, contudo, praticamente sumiu. Por outro lado, também conspirou contra uma solução mais rápida às grandes demandas por infraestrutura o viés ideológico, contra o capital privado na solução dos gargalos da infraestrutura nacional. Por isso, no período da coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, pude constatar a mudança de posicionamento. O Governo atual não tem qualquer preconceito de chamar a iniciativa privada para solucionar as principais questões relacionadas à infraestrutura rodoviária do país. Acho que depois de tantas idas e vindas, das sucessivas reuniões junto aos Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Secretaria Geral da Presidência da República onde está o Programa de Parceria de Investimentos – PPI e a ANTT, finalmente colhe-se o sentimento de que de fato a BR-470 passou a ser considerada a rodovia de maior importância econômica e social do Estado de Santa Catarina, devendo, assim, ser tratada como a prioridade do momento.

Dalirio Beber - BR 470

Como o senhor está vendo o programa de concessão de rodovias do Governo Federal em Santa Catarina? O senhor acredita que a BR-470 seja incluída efetivamente neste programa? Em quanto tempo?

Senador Dalírio Beber: O Governo atual sabe que não existirá solução às questões da infraestrutura nacional sem a participação efetiva na realização do investimento, bem como no processo de gestão de sua operação. Para tanto criou o Programa de Parceria de Investimento – PPI, diretamente ligado à Secretaria Geral da Presidência. Os grandes projetos estão sendo finalizados para em breve serem lançados os editais buscando selecionar as empresas ou consórcios que assumam estas posições no cenário da infraestrutura do país. A BR-470 faz parte do rol de concessões. Estivemos reunidos em fevereiro com o Secretário Executivo do Programa PPI e tivemos a informação de que em termos de rodovias em SC esta será a prioridade. O escoamento da grande produção do Oeste de nosso Estado, em especial a que se destina a abastecer os mercados internacionais, não pode deixar de ser realizado através dos Portos Catarinenses, afinal, temos o privilégio de ter cinco (5) portos, todos excelentemente bem equipados. Em tratativas com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e DNIT, tivemos reafirmada a disposição de acelerar o andamento das obras dos quatro trechos licitados, contratados e em execução totalizando 73 km, de Navegantes à Indaial. A partir de abril os recursos destinados no orçamento deste ano serão empenhados e com isso o DNIT terá condições de fixar um cronograma de execução da obra. Há por parte deste, sinalização de que os dois primeiros trechos, Navegantes até Ilhota possam estar praticamente conclusos.

A duplicação da BR-470 beneficiará diretamente mais de 2 milhões de pessoas, em cerca de 45 municípios. Como o senhor está vendo a mobilização das lideranças e entidades na defesa da duplicação? O que mais pode ser feito?

Senador Dalírio Beber: Não resta dúvida que a mobilização da sociedade, através de suas principais lideranças faz com isso alcance, de forma permanente, as autoridades e estas estejam sintonizadas para que as prioridades sejam tratadas como tal pelo poder público.

Santa Catarina é a maior produtora de proteínas vermelhas do Brasil (e uma das maiores do mundo). Toda essa produção e os insumos utilizados por ela, trafegam em parte pela BR-470, com destino aos portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Paranaguá. Então a economia do Estado depende muito desta obra. O que impede os gestores de perceberem essa importância estratégica?

Senador Dalírio Beber: Sim. Como dito acima, a BR-470 e BR-282, formam o verdadeiro eixo da integração do Estado de Santa Catarina. Todas as demais são importantes, contudo a coluna vertebral do Estado Barriga Verde são a BR- 470 em toda a sua extensão e a BR-282 de Curitibanos até a cidade de Paraiso na divisa com a Argentina. O Fórum Parlamentar Catarinense tem conseguido unificar o conceito de prioridade em torno da BR-470. A economia catarinense depende de sua duplicação. Portanto, esta obra não é apenas para atender o Vale do Itajaí, mas de todo o Estado. Muitos empregos, e não poucos, em todos os 295 municípios de nosso Estado, dependem do crescimento homogêneo de SC. E não haverá crescimento homogêneo de SC sem a duplicação da BR-470. Avaliei a importância da BR-470 unicamente sobre sua importância econômica, mas deve se considerar que com o crescimento gera-se mais e maior bem-estar social. Deve-se também aqui relevar a necessidade de duplicação sob o aspecto da segurança no trânsito e considerar o dano que os acidentes frequentes tem trazido para a sociedade e a insuperável dor das mortes que as estatísticas a cada dia contabilizam.

Fonte: http://br470emnossasmaos.blogspot.com.br/2017/03/a-duplicacao-da-br-470-sob-otica-do.html

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