Blog do Prisco
Coluna do dia

Brasil em jogo

Nesta quarta-feira, o STF não vai julgar apenas o habeas corpus de um condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Julgará o futuro do País.

Se optaremos pela corrupção como sistema de governo, como foi implantado no Século 21; ou se estabeleceremos um teto-limite para a roubalheira e a desfaçatez.

Não é por acaso que mais de 5 mil procuradores, promotores e juízes subscreveram um manifesto, endereçado aos supremos juízes, pedindo a manutenção da regra – estabelecida pelo próprio STF – que prevê prisão de condenados após o fim dos recursos em segunda instância.

Caso de Lula da Silva e mais de 240 mil presos provisórios no Sul do mundo. E de dezenas de criminosos do colarinho branco pegos pela Lava Jato. Se vossas excelências decidirem que Lula da Silva não pode ser preso, acaba a maior operação de combate à corrupção de que se tem notícia no mundo.

E tudo pode voltar a ser como Dantes no Quartel de Abrantes. Nós pagamos impostos, eles fingem que governam, pilham e aparelham o Estado ao seu bel prazer.

 

Venezuela aqui

Mas há os que defendem que o Brasil trilhe rapidamente os passos da Venezuela. Mais de 3,6 mil advogados e “intelectuais” assinaram outro libelo. Este pela prisão de condenados, inclusive por corrupção, somente depois de esgotados todos os recursos em todas as instâncias superiores do Judiciário.

 

Aposta na prescrição

Nesta modalidade defendida pelos causídicos, podem-se interpor recursos sem fim, embarrigando decisões finais e permitindo a prescrição dos crimes de vossas excelências. A panela de pressão ferve. E pode explodir ainda nesta quarta-feira ou, no máximo, na quinta. Só o pedido de serenidade divulgado pela presidente do STF, Cármen Lúcia, pode não ser suficiente para manter a ordem.

 

Posse

Eduardo Pinho Moreira (MDB) assume definitivamente o cargo de governador no dia 6, sexta-feira. A solenidade está marcada para começar às 10h30min, na Assembleia Legislativa.

Pinho Moreira está no exercício da chefia do Poder Executivo estadual desde 16 de fevereiro, quando o governador Raimundo Colombo (PSD) se licenciou do cargo, fruto de um acordo político com o vice.

 

Renúncia          

Agora, Colombo deve apresentar sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa na sexta-feira. A saída em definitivo do cargo de governador é necessária para que ele possa disputar as eleições de outubro deste ano.

 

Renúncia 2

Vice-prefeito de Bombinhas, Paulo Dalago (PTB), assume a chefia do executivo na quinta-feira (5). A prefeita Ana Paula da Silva (PDT) vai disputar uma das 40 vagas a deputado estadual.  A solenidade de posse está marcada para às 17h30min.

 

Renúncia 3

Napoleão Bernardes também deixa o Poder Executivo de Blumenau nesta quinta. É alternativa do PSDB para a majoritária deste ano. Mário Hidelbrandt (PSB) assume definitivamente na mesma data.

 

Pinho e Ponticelli

Prefeito de Tubarão Joares Ponticelli respira mais aliviado com a retomada das obras de conclusão do Centro de Inovação no município. A ordem de serviço foi entregue ontem com a presença do governador Eduardo Moreira. Joares é um entusiasta dos chamados empregos do futuro e sempre apostou que o Centro de Inovação será um diferencial para o crescimento de Tubarão e região.