Blog do Prisco
Coluna do dia

Brasil ou Bancos SA?

Brasil ou Bancos SA?

Durante reunião da diretoria da Fiesc, o empresário Ney Osvaldo Silva Filho, um dos quatro vice-presidentes da entidade, fez um desabafo duríssimo, que também é um desafio à sociedade catarinense e brasileira. Indignado com a passagem do vice-presidente Michel Temer (PMDB) pela federação para, segundo ele, “vim aqui porque cheguei, não falo porque não sei e vou embora porque acabei (uma referência à agenda do peemedebista),” Ney Silva também conclamou a classe industrial a chamar os banqueiros e dar um basta no atual sistema. “Acho que sou o único que estou sofrendo. O Brasil inteiro está numa situação extraordinária,” provocou.

Referindo-se à banca nacional, o catarinense resumiu: “Precisamos sentar com os banqueiros e dizer: gente, chega! Não estão deixando nada pra ninguém. Estão (os banqueiros) levando quase 50%. Senhores, o que é isso? Os próprios empresários estão se matando!”

 

 

 

 

 

 

Escada humana

Evidentemente que a classe política também foi “homenageada” por Ney Silva. “Os políticos têm uma mania de crescer pisando nos outros.” A manifestação do empresário retrata muito bem o quadro econômico e político atual que, registre-se, situa-se em algum lugar entre o lastimável e o deplorável. O discurso de Ney Silva foi proferido perante toda a diretoria da Fiesc e do presidente Glauco Côrte, conhecido como o senhor educação.

 

 

 

 

 

 

 

Bronca no ninho

Em Joinville, o PSDB está em polvorosa. Oficialmente, via diretório, o partido rompeu com o prefeito Udo Döhler (PMDB) há mais de um ano. Mesmo assim,  três parlamentares tucanos, Fábio Dalonso, Roberto Bisoni  e Maurício Peixer, continuaram votando, “por motivos que o partido desconhece”, junto com a base do alcaide na Câmara Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

Saída pela direita

Esgotados os canais de diálogo, a situação do trio foi encaminhada ao conselho de ética do PSDB. Os processos já foram abertos e podem culminar até mesmo na expulsão dos edis. Mas há quem diga que eles podem sair do partido antes de concluídas as expulsões, valendo-se da janela de trocas partidárias que será aberta em março.

 

 

 

 

 

 

 

Juventude do PP

Por ordem do PT, os partidos da base aliada no contexto federal estão sendo “convidados” a assinar uma carta, subscrita pelos segmentos jovens das legendas, em defesa do ex-mais honesto do mundo, Lula da Silva. Mas a juventude do PP Barriga-Verde já avisou que não vai aderir. Segundo o presidente, Alexandre Braggio, que é suplente de deputado estadual, o país está sendo passado a limpo. Os teens progressistas também apoiam ampla investigação sobre as denúncias, gravíssimas, que recaem sobre o ex-metalúrgico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pois é

Sem CPMF, o criativo governo central vai se virando como pode e aumentos todos os impostos e taxas que pode. Em sessão extraordinária, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta, a Medida Provisória 692/15, que aumenta o imposto sobre ganho de capital devido por pessoas físicas, criando faixas adicionais com alíquotas progressivas. O texto aprovado também fixa regras para a quitação de dívidas tributárias com a doação de imóveis em pagamento (entrega de um bem para o pagamento de dívida). A matéria será enviada ao Senado, aonde pode sofrer modificações.